Seu lema era taxativo: "Originalidade ou Morte!" o projeto cultural dos verde-amarelos tinha também sua contrapartida política: o autoritarismo aparecia como condição imprescindível para a independência cultural e política do país. Era através do jornal Correio Paulistano que o grupo defendia as suas idéias.
O Movimento Verde-Amarelo ou Movimento Verde-Amarelismo é um grupo que surgiu na primeira fase do Modernismo e foi constituído por Menotti del Picchia (1892-1988), Plínio Salgado (1895-1988), Guilherme de Almeida (1890-1969) e Cassiano Ricardo (1895-1974).
A segunda e principal razão para a escolha se justifica pela crença de que os manifestos Antropófago e Nhengaçu Verdeamarelo foram o suporte ou a síntese dos programas dos grupos, possuindo caráter fundacional ou de síntese e apresentando seus programas de intenções.
Escola da Anta: Em 1927, o Movimento Verde-Amarelo transformou-se na Escola da Anta ou Grupo Anta que, partindo para a idolatria do tupi, defendia o patriotismo em excesso e apresentava inclinações nazistas. Elege a anta como símbolo nacional.
Caracterizada pela fusão de influências das vanguardas europeias com elementos brasileiros, a primeira geração de modernistas tinha como objetivo a consolidação de uma cultura nacional. Nossos artistas estavam preocupados em desenvolver o papel da vanguarda em nosso país, que não era cosmopolita como os europeus.
A primeira geração modernista ou primeira fase do modernismo no Brasil é chamada de "fase heroica" e se estende de 1922 até 1930. ... No Brasil, ele foi dividido em três fases, onde cada uma apresentava suas singularidades segundo o contexto histórico inserido.
Quais são as preocupações estéticas da Primeira Geração Modernista?
O Modernismo brasileiro teve seu início oficial na Semana de Arte Moderna e marcou a Literatura brasileira com sua intrepidez e desejo de libertação do tradicionalismo. ... Já em 1910, Monteiro Lobato apareceu mostrando o Brasil de Jeca Tatu e do Sítio do Pica-pau amarelo.