O renascimento surgiu na Europa entre os séculos XV e XVI e teve seu desenvolvimento ligado a uma série de mudanças sociais, políticas e econômicas que ocorreram no final da História Medieval. Após a queda de Constantinopla, os antigos bizantinos se instalaram na Itália, onde desenvolveram a cultura clássica.
Resposta. Renascimento é a palavra que significa o ato de renascer e pode ser sinônimo de reformulação. Renascimento ou renascençatambém é o nome dado ao movimento de reforma artística, literária e científica que teve origem no século XIV na Itália e se espalhou para o resto da Europa, estando em vigor até o século XVI ...
Resposta. Explicação: No mais, foi no início do século XVI, já no auge do Renascimento, que ocorreram dois acontecimentos decisivos no âmbito intelectual, religioso, moral e político da Europa: invenção da imprensa, por Joannes Gutenberg, e a Reforma Protestante, desencadeada por Martinho Lutero.
As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.
A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana) ...
O Renascimento, ou Renascença, foi um movimento muito importante da história da Europa. ... É chamado de Renascimento porque foi um movimento que procurou fazer renascer a cultura e a arte da Grécia e da Roma antigas. O pensamento da Antiguidade foi retomado como base para desenvolver ideias novas.
Leonardo da Vinci foi um dos mais importantes artistas renascentistas, além de pintor era conhecido também por suas habilidades no campo das ciências, anatomia e escultura. Sua importância está diretamente relacionado ao estilo imposto a suas obras e a ser um dos principais nomes do movimento.
Os mecenas eram burgueses ricos da época do Renascimento, que, patrocinavam o trabalho de artistas e escritores, em busca de glória e prestígio. Destacam-se entre eles, a família Sforza, os Médicis e os papas Júlio II e Leão X. ... O poder político dos Médici aumentou, até que passaram a governar Florença.
Mecenato é um termo que indica o incentivo e patrocínio de artistas e literatos, e mais amplamente, de atividades artísticas e culturais. ... O comportamento de Mecenas tornou-se um modelo e vários governos valeram-se de artistas e intelectuais para melhorar a própria imagem.
O mecenato é originariamente uma prática de estímulo à produção cultural e artística, que consiste no financiamento de artistas e de suas obras. Além disso, os artistas passavam a viver exclusivamente desse incentivo, ganhando ainda proteção política e prestígio social.
As cidades foram fundamentais na propagação do renascimento, pois nela havia muitas feiras comerciais, atraindo um bom número de pessoas. Os mecenas eram burgueses que financiavam artistas renascentistas, dando apoio a eles, e foram fundamentais na propagação da arte renascentista.
o desenvolvimento do renascimento na Itália foi favorecido pelo importante crescimento comercial e urbano que ocorreu em várias cidades do norte da Itália a partir do século XIV. ... a região italiana estava dividida e as cidades possuíam soberania.
Resposta. Teve seu início no fim da idade média,na Itália. Os mecenas foram muito importantes para esse movimento, pois eram eles quem financiavam os artistas, e por consequência, quem (de certa forma) ajudavam a divulgar os trabalhos deles.