Os raios X são ondas eletromagnéticas que possuem a capacidade de atravessar corpos de baixa densidade e são absorvidos por materiais de densidade maior. O raio X é um tipo de radiação eletromagnética com frequências superiores à radiação ultravioleta, ou seja, maiores que 1018 Hz.
PROPRIEDADES • Enegrecem filme fotográfico; • Provocam luminescência em determinados sais metálicos; • Radiação eletromagnética, portanto não são defletidos por campos elétricos ou magnéticos, pois não tem carga; • Tornam-se “duros” (mais penetrantes) após passarem por materiais absorvedores; 5.
Por outro lado, os raios X possuem comprimentos de onda muito pequenos e energia 10 mil vezes maior do que a luz visível, o que facilita sua penetração em diversos materiais. Portanto, eles são bastante interessantes na medicina para a análise de órgãos internos e fraturas, e no tratamento de tumores e doenças ósseas.
Resposta. ter uma visão mais aprofundada e detalhada da estrutura óssea do paciente, permitindo observar com veracidade as possíveis causas e um possível tratamento.
Resposta:Elas são capazes de provocar a perda de elétrons, alterando o estado físico dos átomos – em um processo que se chama ionização. Pilares da radiologia médica, os raios X são exemplos de radiação ionizante. Os tipos utilizados pela medicina nuclear são as radiações alfa, beta e gama.