Principais Autores e Obras
Resposta. Pero Vaz de Caminha: A Carta de Pero Vaz de Caminha. José de Anchieta: Os Feitos de Mem de Sá; Arte de Gramática da Língua mais usada na costa do Brasil; Poema à Virgem; A Cartilha dos Nativos (Gramática Tupi-Guarani); Carta da Companhia.
Principais autores e obras do Humanismo
Luíz Vaz de Camões foi o grande nome entre os autores, não só no Classicismo, mas na literatura universal. Ele escrevei poesias líricas e épicas, e também, peças teatrais, a mais conhecida é a epopeia “Os Lusíadas”.
Luís de Camões
Embora muitos compositores tenham vivido e composto durante o período clássico, as três maiores figuras são Haydn, Mozart e Beethoven. Cada um contribuiu significativamente para a sinfonia, a sonata para piano, a música de câmara- o quarteto de cordas em particular - e para a música de igreja.
“Luís Vaz de Camões”, de François Gérard (1770-1837). A sua obra-prima, Os Lusíadas, foi publicada em 1572 e obteve sucesso, de modo que a Coroa portuguesa passou a pagar uma pensão ao autor.
Considerado o maior poema épico da língua portuguesa, o texto, publicado por Camões em 1572, é composto de 1102 estrofes. Utiliza estrofes em oitava rima, inventada pelo italiano Ariosto, que consiste em estrofes de oito versos, rimadas sempre da mesma forma (abababcc), num total de 8816 versos decassílabos.
O Classicismo foi um movimento cultural que fez parte do Renascimento europeu, durante os séculos XV e XVI. Como o próprio nome aponta, a proposta do Classicismo era um retorno às formas e temas da Antiguidade Clássica, ou seja, Grécia e Roma antigas.
A principal característica do Classicismo está na imitação dos modelos clássicos greco-romanos. Assim, a busca pela perfeição, pelo equilíbrio, a pureza das formas e o rigor estético são as principais tendências desse movimento. ... São modelos para o Classicismo: Platão, Homero e Virgílio.
Significado de Clássico De natureza habitual; corrente, corriqueiro: tomamos o clássico cafezinho. Considerado como um modelo do gênero; exemplar: obra que se tornou clássica. ... Autor ou obra que pode servir de modelo, cujo valor é universalmente reconhecido: estudar os clássicos gregos.
Clássico é o termo geralmente usado para se referir ao estilo dos períodos grego e romano antigos. ... No entanto, como todas as variações seguem os princípios do estilo clássico, elas continuam sendo exemplos de classicismo.
Um clássico é, em geral, um livro que representa o período em que foi escrito e que atravessa gerações sem perder seu valor. Por isso, dificilmente um livro recém-publicado é categorizado como uma leitura clássica.
Ela vem do Latim CLASSICUS, “relativo às classes mais altas do povo romano”, portanto, “superior”. Deriva de CLASSIS, “classe, exército, divisão”. Originalmente designava “o povo de Roma que podia ser chamado às armas”, relacionado a CALARE, “chamar”.
Que está de acordo com o padrão: 5 apurado, correto, culto, erudito, puro. Que é habitual: 6 arraigado, costumado, costumeiro, esperado, habitual, inveterado, usual.
Considera-se geralmente que começa no século V A.C. e se estende até o segundo século D.C., cobrindo essa parte da história da Grécia Antiga e da Roma Antiga. Pode-se dizer, em geral, que o clássico é digno de admiração e imitação. Faz parte de uma categoria que é considerada superior e, portanto, serve como modelo.
Significam ambas «que não está sujeito ao passar do tempo», e não «fora do seu tempo», porque, na realidade, aquilo que é intemporal (ou atemporal) pertence a qualquer tempo (ou época). Em contrapartida, aquilo que é temporal significa que é temporário, passageiro.
Atemporal é um adjetivo usado para qualificar algo ou alguém que não é afetado pelo passar do tempo, ou seja, que faz parte de qualquer época ou tempo. Um dos sinônimos de atemporal é intemporal.