O médico endocrinologista consegue acompanhar e auxiliar nestes objetivos. O endocrinologista também atua na estratégia de rendimento de atletas esportivos. Estar com os hormônios adequados, dieta balanceada e composição corporal favorável, pode ser o grande diferencial para ganhar competições.
O nutrólogo é um profissional médico especialista em nutrologia. Essa especialidade avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, de modo a auxiliar na manutenção da saúde e na redução de riscos de doenças.
Procure seu endocrinologista. Ele pode diagnosticar e indicar o tratamento adequado. Andropausa – Os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece.
Os níveis de testosterona normalmente começam a diminuir a partir dos 30 anos, porém nem todo homem precisa fazer reposição hormonal e, por isso, é importante consultar o urologista para que sejam avaliados os sintomas e os níveis de testosterona e, assim, definir se será iniciado o tratamento para a andropausa ou não.
A Terapia de Reposição Hormonal Masculina deve ser indicada para todos os homens que apresentam os sintomas de queda hormonal e que não apresentem contraindicações para seu uso. Ela pode ser administrada através de gel, adesivos cutâneos ou injeções.
Assim como as mulheres, homens devem procurar um endocrinologista diante de qualquer sintoma que possa indicar a presença de alguma doença endócrina, incluindo problemas na tireoide, diabetes, obesidade, colesterol ou triglicérides elevado, crescimento anormal (excessivo ou deficiente), osteoporose, entre outras ...
A testosterona é o principal hormônio masculino, sendo responsável por características como crescimento da barba, engrossamento da voz e aumento da massa muscular, além de estimular a produção de espermatozoides, sendo diretamente relacionado com a fertilidade masculina.