A regulação do ciclo da ureia pode ser de forma lenta ou rápida. A regulação lenta acontece em duas situações: com uma dieta de teor de proteína muito alto ou em jejum prolongado. ... Esta reação é catalisada pela N-acetilglutamato sintase, que é ativada por arginina (que é um intermediário do ciclo da ureia).
A ureia é uma substância produzida pelo fígado, como resultado do metabolismo das proteínas provenientes da alimentação. Após metabolização, a ureia circulante no sangue é filtrada pelos rins e eliminada na urina.
A amônia é um produto tóxico do metabolismo do nitrogênio que deva ser removido de nosso corpo. O ciclo da uréia ou o ciclo do ornithine convertem a amônia adicional na uréia nas mitocôndria de pilhas de fígado. A uréia forma, a seguir entra no córrego do sangue, é filtrada pelos rins e excretada finalmente na urina.
Resposta. O transporte de amônia dos tecidos periféricos para o fígado pode ser realizadopor: a) combinação de amônia livre com glutamato formando glutamina (reação catalisada pela enzima glutamina-sintase).
No ciclo da glicose-alanina vai haver o transporte dos grupos amino para o fígado de uma forma não tóxica. Nos músculos que degradam os aminoácidos para empregá-los como uma forma de combustível, os grupos amino são coletados por transaminação na forma de glutamato. O glutamato é então convertido em glutamina.
Com o pH do meio ácido devido a presença do ácido clorídrico, a enzina pepsina inicia a quebra das ligações existentes entre os aminoácidos. A enzima pepsina transforma as proteínas em moléculas menores, hidrolisando as ligações peptídicas.
As vias de degradação do esqueleto carbônico dos aminoácidos originam moléculas envolvidas nas vias glicolíticas e TCA. Formam uréia. é excretado na forma de uréia. Pássaros e répteis excretam o N do amino como ácido úrico.
A desaminação oxidativa é a etapa em que o nitrogênio é retirado do glutamato, pela enzima Glutamato desidrogenase, gerando uma molécula inorgânica: a amônia (NH3), que também existe na sua forma protonada: íon amônio (NH4+). ... Talvez por isso a desaminação oxidativa esteja restrita apenas a um tecido: o fÍgado.