O que é aporte financeiro? A palavra “aporte” pode significar subsídio ou contribuição. Ela é muito utilizada no mundo das finanças corporativas para designar um reforço de capital. Trata-se de uma injeção de dinheiro que pode vir de diferentes fontes.
Conquistar um aporte financeiro não é tão simples, mas se optar por auxílio do banco, procure ofertar informações que os convença a apoiá-lo. Conte como esse investimento ajudará sua empresa, como você se organizará e quais objetivos e planos de negócio.
Como contabilizar o aporte de capital? O aporte de capital é contabilizado no ativo com um crédito na conta caixa e equivalentes e, no passivo, com um débito na conta capital social. Assim, o patrimônio líquido da empresa se eleva, bem como o seu ativo.
Avalie as linhas de crédito do mercado Outra opção para conseguir aporte de capital são as linhas de crédito voltadas para as empresas. São várias alternativas no mercado, o que exige uma avaliação detalhada para entender as condições e os diferenciais de cada uma.
Aporte Inicial, é a primeira contribuição dada para determinado objetivo. Por definição, um aporte é uma contribuição, que pode ser financeira ou em forma de ações para um determinado fim.
O registro contábil do AFAC será dentro do patrimônio líquido, após a conta de capital social, sob a rubrica “Adiantamento para Futuro Aumento de Capital”. Caso os sócios tiverem a intenção de receber os valores aportados, o tratamento será como mútuo, devendo ser contabilizado no passivo não circulante.
O Adiantamento para Futuro Aumento de Capital (mais conhecido como AFAC) é um tipo de aporte de capital realizado pelos sócios de uma pessoa jurídica com a finalidade de, posteriormente, realizar o aumento do Capital Social dessa pessoa jurídica.
De acordo com a Resolução CFC 1.
Essa operação chama-se AFAC, ou Adiantamento para Futuro Aumento de Capital. Na esfera contábil, ele é registrado como parte do patrimônio líquido, devendo ser lançado com essa rubrica. Um valor que seja injetado para investir na compra de um novo imóvel, por exemplo, pode ser registrado como um AFAC.
O Adiantamento para Futuro Aumento de Capital (AFAC) é uma operação comum em grandes sociedades e startups, usado como forma de investimento ou apenas para permitir que a empresa receba recursos dos sócios com o fim de aumentar o capital social.
A contabilização será: