O resfriamento é um procedimento adotado com o objetivo de baixar a temperatura de alimentos quentes, reduzindo o tempo de exposição na zona de perigo. Para um resfriamento correto, a temperatura do alimento quente deve ser reduzida de 60°C a 10°C em até duas horas.
A reposição ou troca, quando necessária, deve ocorrer em até 24h após a entrega. Como deve ser a área de recebimento? Esta área deve ser limpa e oferecer condições para uma adequada conferência (análise das embalagens e pesagem do gênero). É imprescindível ter balança e monoblocos limpos para organizar os gêneros.
As características da matéria prima também devem ser avaliadas durante o recebimento, como a sua cor, seu cheiro, sua aparência, sua textura, para que se saiba se a matéria prima está própria para uso. Além disso é ainda preciso verificar as condições das embalagens, ou seja, a sua integridade.
As atividades de recebimento vão desde a chegada do material, na entrega pelo fornecedor, até a entrada nos estoques. Trata-se, portanto de uma atividade integrada às áreas de contabilidade, compras e transporte. Para que estas fases sejam contextualizadas iremos tratá-las a seguir.
O departamento de recebimento pode realizar uma inspeção de recebimento (contagem de materiais recebidos, a inspeção física de mercadorias recebidas, a comparação de mercadorias recebidas com a descrição no pedido de compras, entre outras), registrar mercadorias recebidas, notificar o departamento de compras de ...
O Auxiliar de Expedição recebe, confere, separa e embala os produtos e materiais dentro de um estoque. Ele ainda lança no sistema tudo o que chega na empresa, coloca os dados nas planilhas e faz relatórios para diversos setores, bem como faz inventários.
São eles: notas fiscais (de entradas, saídas e de devoluções), romaneio, documentos de importação e exportação, ficha de controle de estoque, ordens de compras, recibos, requisições para saída de produtos, entre outros.
Quais cuidados devem ser adotados no recebimento de mercadorias?
A maioria dos produtos chega ao centro de distribuição embalados em caixas (embalagens terciárias) e vão para o armazém da mesma forma, sendo que quando necessário, os produtos são retirados dessas caixas e levados diretamente às prateleiras.
Ele pode variar de acordo com o tipo de produto, tamanho do pedido e segmento de atuação de sua empresa. No entanto, de uma forma geral, o recebimento é realizado por caminhões que descarregam nas docas para, após a conferência, serem endereçados às prateleiras.