A hematopoiese é função do tecido hematopoiético, que aporta a celularidade e o microambiente tissular necessários para gerar os diferentes constituintes do sangue. No adulto, o tecido hematopoiético forma parte da medula óssea (medula vermelha) e é o local onde ocorre a hematopoiese normal.
Existem três períodos hematopoéticos intra-uterinos: período embrionário, quando a hematopoese ocorre no saco vitelino; período hepato-esplênico ou fetal, quando a hematopoese ocorre no fígado e no baço e o período medular fetal, na medula óssea.
Os glóbulos vermelhos, a maior parte dos glóbulos brancos e as plaquetas são produzidos na medula óssea, o tecido macio e gorduroso encontrado nas cavidades ósseas.
Onde nasce: o sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, também os ossos longos, como o fêmur, produzem sangue. As plaquetas são células que participam do processo de coagulação.
Hematopoiese. O processo de formação das diversas células sanguíneas, denominado hematopoiese, é efectuado essencialmente na medula óssea e, em menor grau, em alguns órgãos pertencentes ao sistema imunitário (o baço e os gânglios linfáticos).
É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por “tutano”. A medula óssea desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das células sanguíneas, pois é lá que são produzidos os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos) e as plaquetas.
A medula óssea vermelha é responsável pela hematopoiese e apresenta essa cor devido à presença de numerosos eritrócitos. A medula óssea é constituída de células-tronco hematopoiéticas e dos capilares sinusóides, revestidos por células endoteliais descontínuas.
Também conhecida como tutano a medula óssea é a mãe de todas as células; Por isso é chamada de célula progenitora; As células da medula óssea dão origem a todas as células sanguíneas por meio de um processo chamado hematopoeise.
O procedimento de coleta das células-tronco da medula óssea é seguro, contudo, podem ocorrer complicações relacionadas à anestesia e à coleta propriamente dita, como dor local, que é facilmente controlada com analgésicos comuns, e anemia, relacionada ao volume retirado, mas que em geral é leve e de fácil controle.
A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.
Dessa forma, a medula vermelha passa a ser encontrada somente em algumas estruturas ósseas, geralmente longas, como costelas, vértebras, esterno, clavícula, crânio, ossos pélvicos e extremidades do fêmur e úmero.
Tipos de medula óssea
Ex: fêmur, tíbia, fíbula, rádio, ulna, falanges, etc. Possui um canal central com medula óssea amarela.
A reposição do volume de plasma ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em 4 semanas. Entretanto, para o organismo atingir o mesmo nível de estoque de ferro que apresentava antes da doação, são necessárias 8 semanas para os homens e 12 semanas para as mulheres.
Se você pudesse ver uma fratura quando ela acontece, ficaria impressionado. Sai um monte de sangue, porque no osso também há artérias e vasos. Em fraturas expostas, quando a pele se rasga, o líquido sai. Nas rupturas internas, a hemorragia fica dentro do corpo.
Os ossos são revestidos por endósteo, o qual é constituído normalmente por uma camada de células osteogênicas (capazes de se diferenciar em osteoblastos), e pelo periósteo, tecido conjuntivo constituído por fibras colágenas e fibroblastos.
A importância do sangue que circula no interior dos ossos é devido a medula óssea ser responsável pela produção de células sanguíneas (glóbulos vermelhos, hemácias, eritrócitos, glóbulos brancos ou leucócitos, plasma, plaquetas).