PROPAGAÇÃO plante as sementes do porta-enxerto em sacos plásticos de 20 cm de diâmetro por 40 cm de altura, em substrato composto por duas partes de terra argilosa e uma de esterco a 5 centímetros de profundidade. Mantenha as plantas em ambiente arejado e com sombreamento moderado, com cerca de 50% de luminosidade.
Deixe o pote com a semente em local com temperatura amena e com luz solar indireta, até germinar. Troque a água do recipiente a cada dois dias, para evitar contaminação. Na terceira ou quarta semana as raízes irão aparecer, e depois a parte superior do abacate, a que não está em contato com a água, irá brotar.
Quantidade de água: o abacateiro necessita de disponibilidade frequente de água. Caso falte água, o fruto diminui de tamanho; já o excesso de água também prejudica a planta. Nutrição do solo: dentre os nutrientes que os abacateiros necessitam, os principais são nitrogênio e potássio.
“A mais conhecida é a garfagem, ou seja, união do porta-enxerto com o ramo que é enxertado por uma fenda, que permite encurtar o período vegetativo da planta e acelerar o crescimento e a frutificação dos abacateiros, bem como a padronização dos frutos de cada cultivar, com uniformização das principais características ...