Agora veja algumas regras para a determinação do NOX:
O NOX de substâncias simples é sempre igual a zero. Exemplos: N2, O2, H2, Na, Fe, Al. O NOX de íons é igual a sua carga....Veja como usar essas informações para calcular o NOX de vários elementos:
Em compostos inorgânicos, os Nox que mais aparecem nos elementos são: Hidrogênio: Nox = +1. Halogênios (F, Cl, Br, I): Nox = -1. Oxigênio e enxofre: Nox = -2.
Características. Os átomos de cromo nos ânions cromato apresentam nox igual a 6+ e nos ânions dicromato também apresentam nox igual a 6+. Os íons cromato e dicromato são fortes agentes oxidantes.
Geralmente o NOX do hidrogênio (H) nas substâncias compostas é +1, e do oxigênio é -2; 5. Em compostos binários nos quais os halogênios (elementos da família 17 ou VII A) são os mais eletronegativos, a sua carga é igual a -1; 6.
Cl2 = Cl apresenta NOX 0 por estar em uma substância simples; NaOH = Na tem NOX +1 por ser da família IA; O apresenta NOX -2 por ser ametal da família VIA, e H tem NOX +1 por estar perto de um ametal mais eletronegativo);
No caso do HNO3 temos o nox do N = +5, portanto sua nomenclatura é: ácido + nome do elemento + ico: ácido nítrico. O HNO2 o nox do N é +3, portanto sua nomenclatura é ácido + nome do elemento + oso: ácido nitroso. Assistindo aos vídeos fica mais fácil de entender. Espero ter ajudado.
+1
Os elementos quando em uma substância simples como O2, H2, possuem Nox = 0. Esse é o caso do I2. No NaI: o Na+ possui carga +1 e para contrabalancear esta carga tal que a soma seja = 0, é necessário que a carga do iodo seja -1.
Peróxidos são compostos que apresentam em sua estrutura o grupo (O2)2-, e que, ao reagirem com água ou com ácidos diluídos, produzem água oxigenada (H2O2). ... O peróxido mais conhecido é o peróxido de hidrogênio que em solução aquosa é denominado água oxigenada.
Peróxidos são compostos binários que apresentam o elemento oxigênio com NOX -1 e são capazes de reagir com água e ácidos.
São óxidos, isto é, que têm a presença de O2 na sua fórmula química. Por exemplo: peróxido de hidrogênio (H2O2) mais conhecido como água oxigenada...
Catalisadores de reações químicas; Os peróxidos iônicos podem ser utilizados para a obtenção de bases inorgânicas quando reagem com a água; Os peróxidos iônicos podem ser utilizados para a obtenção de sais inorgânicos quando reagem com ácidos; Branqueamento do papel.
Sua fórmula química é o H2O2 e, em solução aquosa, ele é conhecido comercialmente como água oxigenada. O motivo da popularização do peróxido é o seu poder desinfetante, que garante a eliminação de microrganismos do meio ambiente. O peróxido de hidrogênio é um poderoso oxidante.
Comprar Peroxido de Hidrogênio com o melhor preço é na farmácia online Drogaria Minas-Brasil. Entregamos Peroxido de Hidrogênio em todo do Brasil.
Então, como diferenciar esses três compostos? A diferença está no NOX que o oxigênio apresenta nessas três substâncias. Em um óxido, o NOX é sempre -2, e, nos peróxidos, o NOX é sempre -1. Já nos superóxidos, o NOX do oxigênio é igual a -1/2.
Superóxidos são compostos capazes de reagir com água ou ácido e formam sempre peróxido de hidrogênio. Superóxidos são compostos inorgânicos binários (formados por apenas dois elementos químicos) nos quais o oxigênio é o elemento mais eletronegativo e apresenta sempre NOX igual a -1/2.
Para responder à questão, devemos considerar que o lítio é um metal alcalino e que, quando um superóxido é formado por esse tipo de elemento químico, apresenta como possíveis padrões de fórmula química XO2 ou X2O4, logo, as possíveis fórmulas para o superóxido de lítio são LiO2 ou Li2O4.
a) Hidreto iônico: Apresenta um elemento metálico acompanhando o hidrogênio. Os elementos metálicos mais comuns são os metais alcalinos, alcalinoterrosos (com exceção do berílio e do magnésio), Gálio, Índio, Tálio e os lantanídeos. Exemplos de hidretos iônicos: NaH = Hidreto de sódio.
Hidreto + de + nome do elemento Veja alguns exemplos de aplicação da regra de nomenclatura de hidretos: CaH2 – Hidreto de Cálcio.
O hidreto de potássio é um composto químico formado por combinação directa de hidrogénio iónico na sua forma molecular e o potássio metálico alcalino. ... Dependendo de sua estrutura e características, essas substâncias podem ser de três tipos: hidretos iônicos, covalentes ou intersticiais.
Existem dois tipos de hidretos: os hidretos iônicos e os hidretos moleculares. ... Hidretos Iônicos: são aqueles em que o hidrogênio está ligado a um metal por meio de uma ligação iônica e possui carga igual a -1.
Fosfina é um gás de fórmula molecular PH₃, tendo o fósforo 5 elétrons em sua última camada e o hidrogênio apenas 1, sendo assim o fósforo faz três ligações sigmas covalentes com o hidrogênio, sobrando ainda um par de elétrons disponível, portanto a resposta incorreta é a letra e), até porque o hidrogênio é incapaz de ...
Dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio: eis a fórmula da água.
No composto Fe2O3, a valência do ferro é igual a +3, por isso, seu nome pode ser óxido de ferro III, ou óxido férrico, pois a sua valência é maior que a do ferro que forma o óxido ferroso ou óxido de ferro II - FeO (Nox do ferro = +2).
Os óxidos, compostos formados por dois elementos (binários), em que o oxigênio é o mais eletronegativo, podem ser classificados em óxidos básicos. Um óxido básico é aquele que ao reagir com água gera uma base, ou, ao reagir com um ácido, produz sal e água. Exemplos: Na2O, K2O, CaO, MgO.
Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O).