Essa espécie habita diferentes formações vegetais, sendo encontrada em formações savânicas e até em ambientes de floresta no Brasil, Paraguai e Bolívia. As maiores populações dessa espécie de arara são encontradas no Pantanal.
A Arara-azul-grande tem sua alimentação especializada em frutos de palmeiras. No Pantanal Matogrossense ela se alimenta de coquinhos bocaiúva (Acrocomia totai) e acuri (Schelea phaleata).
Já o coco da bocaiuva é colhido e comido diretamente no cacho. Aos sete anos a arara-azul começa sua própria família. ... No Pantanal, 90% dos ninhos de araras-azuis são feitos no manduvi, árvore com cerne macio. Também são utilizados a ximbuva (Enterolobium contortisiliquum) e o angico branco (Albizia nipioides).
Os animais são enviados por aeroportos internacionais, mas as fronteiras com os demais países da América do Sul também representam uma forma de escoamento da fauna nacional.
As araras-azuis são animais que se destacam pela beleza, tamanho e comportamento. Essa ave está atualmente ameaçada de extinção devido à caça, ao comércio clandestino e à degradação em seu habitat natural por conta do desmatamento.
Vítima do tráfico de animais silvestres, a ave havia sido declarada oficialmente extinta na natureza em 2000.As aves trazidas para a Bahia (26 machos e 26 fêmeas) são resultado de um bem-sucedido programa de reprodução em cativeiro realizado por uma organização da Alemanha, a Association for the Conservation of ...
Animais em Extinção
Veja a seguir 10 dicas importantes para preservar o meio ambiente:
A importância de preservar os animais tem sido cada vez mais discutida na atualidade. ... A ação do homem, por meio da poluição, do desmatamento de habitats nativos, da introdução de espécies exóticas e mesmo pela caça e comércio de animais silvestres, tem causado desequilíbrios nos biomas.
A fauna possui um papel importantíssimo para a manutenção do equilíbrio na natureza, pois São os animais quem dispersam sementes árvores, controlam populações de espécies e até produzem remédios importantes para a cura de muitas doenças.
Conservar uma floresta é conservar todas as formas de vida – a nossa e de toda biodiversidade. É proteger também o conhecimento e a história de um lugar, sua paisagem e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação emocional, física e intelectual de novas gerações, ao promover a relação das pessoas com a natureza.
A importância de preservar a natureza. Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais, A ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e os meios onde vivem.
É fundamental que, desde cedo, elas criem a consciência ambiental a fim de, no futuro, não cometer erros que podem ser gravíssimos ao Meio Ambiente. ... Os pequenos devem, sim, discutir porque é importante cuidar dos animais e do meio ambiente, justamente para formar pensamentos mais críticos e solidários.
O ecoturismo, ou turismo ecológico é um segmento do turismo que busca valorizar e preservar a natureza, aumentando os recursos econômicos que podem ser investidos na própria preservação, conscientizando as pessoas sobre a importância de cuidar e preservar o meio-ambiente e ainda gerando benefícios à comunidade que vive ...
Resposta. Bom, as plantas servem de alimento para muitos seres vivos, inclusive nós. Se não fosse ela, a cadeia alimentar estaria ''quebrada'' pois não haveria animais herbívoros para servir de comida para os carnívoros, e os carnívoros não serviriam de comida para outros carnívoros.
Toda a energia da cadeia alimentar vem dos seres produtores, que utilizam a energia solar para produzir biomoléculas, através da fotossíntese, e os animais se alimentam das plantas.
Os animais dependem das plantas para se alimentar, e elas deles para se reproduzir. ... Essa interação é muito importante para o processo de reprodução sexuada de algumas espécies vegetais, que por sua vez é responsável pelo fluxo gênico entre diferentes populações e pelo aumento da variabilidade genética.