Durante o voo planado, as aves usam as asas para obter forças ascendentes ou descendentes. Isto é possível porque a força de sustentação é gerada em determinados ângulos em relação à corrente de ar, que no voo planado tem origem ligeiramente abaixo da linha horizontal.
Elas podem ser baixas, médias ou altas:
Comprimento: 84 metros. Envergadura de asas: 88,4 metros.
Aviões bebem mais do que você imagina – e quanto maior o modelo, mais beberrão. O monomotor PA28, mais conhecido como Tupi, gasta cerca de 40 l/h (litros por hora) de voo a 230 km/h – ou seja, faz 5,75 km/l (quilômetros por litro).
Para cada viagem, são necessários milhares de litros de querosene de aviação. O Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo configurado, em média, para até 500 passageiros, por exemplo, pode levar até 320 mil litros de combustível, o que garante uma autonomia de 15 mil quilômetros.
O modelo Airbus A380 vazio gasta, aproximadamente, 113 mil litros de combustível. Já com 470 passageiros a bordo e sem nenhuma bagagem, o mesmo trecho bebe cerca de 130 mil litros, uma média de 15% a mais, totalizando em torno de 276 litros por passageiro.