EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL. A equivalência patrimonial é o método que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária da sociedade investidora no patrimônio líquido da sociedade investida, e no reconhecimento dos seus efeitos na demonstração do resultado do exercício.
Quando o ativo é menor que o passivo exigível, a situação líquida é negativa, caracterizando o que se chama de passivo a descoberto. Neste caso, a situação patrimonial pode ser representada por ativo ! patrimônio líquido = passivo exigível.
Quando o valor dos ativos é maior que os passivos, você tem uma situação patrimonial líquida positiva. ... O mesmo acontece quando o valor dos ativos é igual ao do patrimônio líquido. Isso significa que o valor dos passivos é igual a zero, ou seja, a empresa não possui obrigações com terceiros.
Correto. Se o ativo é menor do que o passivo, a situação líquida (que é definida como a diferença entre esses elementos) somente poderá ser negativa.
Quando o Ativo Total é maior que o Passivo Total, pode-se dizer que a Situação Líquida é: Positiva. Nula.
Quando uma empresa apresenta um patrimônio líquido negativo, estamos falando de um cenário onde os prejuízos acumulados superaram os recursos aportados pelos sócios da empresa e os lucros acumulados. Em outras palavras, significa que está operando com recursos de terceiros, geralmente empréstimos.
Se o Ativo contém os bens e direitos e o Passivo Exigível contém as obrigações, podemos dizer, então, que o Patrimônio Líquido é a situação líquida do patrimônio, ou a diferença entre o que a empresa “tem” e o que ela “deve”.
Outra maneira de realizar o cálculo do patrimônio líquido é calcular a diferença existente entre o ativo total e o ativo exigível. Para isso, basta fazer uso da seguinte equação: “Patrimônio Líquido – Ativo – Passivo”. – Resultado do Valor do patrimônio líquido: vinte mil reais.