A Educação Infantil acontece bem antes da criança aprender a ler e a escrever, ou seja, antes do período de alfabetização. ... A preocupação da pré-escola está voltada ao desenvolvimento pessoal, estimulando atividades lúdicas, a linguagem artística e oral, além de jogos simbólicos.
Existem diversas atividades práticas e jogos, físicos e online, que podem te ajudar nessa tarefa. Eles variam desde os clássicos, como o jogo da forca, caça-palavras e as palavras cruzadas, até atividades mais sofisticadas, como jogos de separação de sílabas, memorização do alfabeto e jogo da memória com verbos.
Entre elas, estão a leitura e escrita feita pelos próprios estudantes e pelo professor para a turma (enquanto eles não compreendem o sistema de escrita), as práticas de comunicação oral para aprender os gêneros do discurso e as atividades de análise e reflexão sobre a língua.
BNCC da Educação Infantil: como desenvolver práticas de linguagem
As diferentes linguagens são recursos que permeiam no desenvolvimento infantil, e os professores devem estar preocupados em desenvolver atividades que avance nesse processo de conhecimento, tais como: leituras visuais e audiovisuais gerenciada por meio da contação de história, sendo importante proporcionar as crianças ...
Na Educação Infantil, além de ser importante para a formação do sujeito, o trabalho com a linguagem é essencial para a interação das crianças, tanto na orientação das suas ações cotidianas como na construção de conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
A palavra didática (AO 1945: didáctica) vem da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar. A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica.
Portanto, o objeto de estudo da Didática é o ensino, a compreensão do processo de aprendizagem, o estudo das relações entre professor, aluno e o conhecimento.
A linguagem coloquial é a forma de se comunicar em situações que não exigem formalidade, como uma conversa entre amigos, no supermercado, na padaria, na farmácia, na praia, etc. Por isso, é também chamada de linguagem popular.
Sobre a importância da didática no currículo do professor Veiga (1989, p. 22), diz que, “o papel fundamental da didática no currículo de formação de professor e o de ser instrumento de uma prática pedagógica reflexiva e critica, contribuindo para a formação da consciência crítica”.
Com isso a didática ganha importância na formação pedagógica, pois sugere formas de comportamento a serem adotadas no processo de ensino, ou seja, ela oferece formas variadas de ensinar e compreender a construção do ensino-aprendizagem, com o uso de distintas metodologias que decorre do processo de ensino.
A Didática, como disciplina pedagógica certamente contribuirá para a formação docente ao superar a transmissão de conteúdos de forma mecânica, trabalhando seu objeto, o ensino em sua relação com a aprendizagem, considerando sua contextualização e multidimensionalidade, preparando assim o professor para uma atuação ...
A Didática é a área da Educação que se interessa em compreender como os processos e procedimentos relacionados ao ato de ensinar podem agir de forma a garantir que haja aprendizagem. Logo, seu objeto de trabalho encontra-se na interseção entre ensinar e aprender.
A didática é essencial para a prática pedagógica, a partir da teoria o professor organiza a didática, selecionando os materiais que irão facilitar no processo de ensino aprendizagem, cabe ao professor ser flexível nas distintas formas que cada aluno tem de aprender, observar as particularidades.
A didática parte do espírito do professor. O método da didática define o aprendizado do aluno, pois a educação é intencional. ... A didática é a prática pedagógica do qual se constrói o aprendizado do aluno. Esta construção se efetua quando, como já foi dito, o professor conhece seus alunos.
Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino.
Capaz de facilitar a aprendizagem ou próprio para ensinar: processos didáticos. Etimologia (origem da palavra didático). Do grego didaktikós.
Como ter mais didática no Ensino Superior?