A voz passiva analítica é construída da seguinte forma: Sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio + preposição + agente da passiva. A preposição utilizada para introduzir o agente da passiva é a preposição por, que pode aparecer também nas suas formas contraídas com artigos: pela, pelas, pelo, pelos.
Conversão da voz ativa na voz passiva Na passagem da voz ativa para a voz passiva analítica: O sujeito passa a ser o agente da passiva. O objeto direto passa a ser o sujeito da passiva. O verbo transitivo passa a ser uma locução verbal formada por um verbo auxiliar e o particípio de um verbo principal.
Bocas unidas X espuma; mãos espalmadas X espanto; calma X vento; paixão X pressentimento. 10– Quais as consequências da separação no estado emocional do eu-lírico? O eu-lírico sente-se triste, só e instável. 11 – Observe a construção do texto, o tipo de composição, a métrica dos versos, o vocabulário e a sintaxe.
Assim, podemos afirmar que agente da passiva é o termo da oração que pratica a ação verbal, quando o verbo se apresenta na voz passiva.