A melhor forma de tratamento é tomar um antifúngico e usar um shampoo antifúngico, ambos receitados pelo dermatologista, além de manter uma boa higiene capilar....Alguns exemplos são:
Embora não tenha cura, a psoríase no couro cabeludo pode ser tratada com o uso de shampoos, cremes e medicamentos que aliviam os sintomas, principalmente a coceira, e que devem ser orientados pelo dermatologista. Um dos shampoos mais usados para tratar este tipo de psoríase é o propionato de clobetasol a 0,05%.
Pitiríase capilar ou tinea capilar é uma micose no couro cabeludo ou infeção causada por fungos que provoca comichão e descamação. Tudo porque a pitiríase capilar desperta e ativa um fungo que existe normalmente no couro cabeludo, através de fatores como stress, sudorese excessiva e alteração do pH, entre outros.
Assim, geralmente, o tratamento é feito com cuidados especiais para o couro cabeludo, como lavar regularmente ou evitar prender e usar chapéus com os cabelos molhados, além de usar xampus e pomadas que podem amenizar a inflamação e ajudar a cicatrizar as feridas, como a base de antifúngicos ou corticoides, por exemplo.
Alergias: quando a pessoa possui alergia a metais, corantes, pigmentos, esmalte, cloreto de cobalto, sulfato de níquel, alergia por contato e dermatite alérgica, é preciso avaliar o caso com mais cuidado. Recomendo que você só realize a micropimentação com uma autorização médica por escrito.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de dermatite atópica são:
Assim como você trata seu couro cabeludo, limpe suavemente a área afetada com um xampu anticaspa. Ele é projetado para matar fungos e contém ingredientes para acalmar a inflamação. Depois de lavar as sobrancelhas para se livrar de qualquer acúmulo, aplique um hidratante sobre as manchas secas ou escamosas.
Dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas. É uma doença de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas.
Para tratar as sobrancelhas com caspa, o dermatologista deve ser consultado. “O paciente deve limpar suavemente a região com shampoo anticaspa (que traz ativos para tratar a alteração por completo) ou um creme antifúngico em caso de descamação mais severa”, afirma.
O que fazer: é importante uma adequada higiene da pele e hidratação da mesma, de forma a manter a pele o mais hidratada possível. Em alguns casos pode ser necessário consultar o dermatologista para iniciar um tratamento mais adequado com o uso de cremes emolientes e medicamentos aplicados na pele.