Cadeia carbônica é o conjunto de átomos de carbono e de heteroátomos que compõem as moléculas orgânicas. Elas se classificam de acordo com vários critérios, e um deles é o que se refere às funções orgânicas, vejamos: Os átomos de carbono têm a propriedade de se unir formando cadeias carbônicas.
As principais classes são: hidrocarbonetos, alcoóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, éteres, ésteres, aminas, amidas, haletos orgânicos, fenóis, nitrocompostos, nitrilas, ácidos sulfônicos e compostos organometálicos.
Compostos orgânicos são moléculas formadas por átomos de carbono ligados por meio de ligações covalentes entre si e com outros elementos, como hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e halogênios. Os compostos orgânicos naturais são aqueles produzidos pela natureza ao longo dos anos.
As substâncias inorgánicas são qualquer substância que não possua átomos de carbono em sua composição química, com algumas exceções. Um exemplo de uma substância inorgânica é ácido sulfúrico ou cloreto de sódio.
2. Moléculas Inorgânicas -Moléculas simples e pequenas; -Encontrada facilmente fora de organismos vivos; -Em geral, não apresentam átomos de carbono (exceção CO2 e CH4); -Exemplos: água e sais minerais.
As principais moléculas orgânicas que estão presentes na célula são:
São todas as moléculas que podem ser produzidas pelos seres vivos ou pela natureza, estão ligadas com a manutenção de todos os ciclos. ... As substancias inorgânicas são as moléculas naturais que não são produzidas pelos seres vivos, e não possuem carbonos em sua constituição.
- Existem compostos que são chamados de inorgânicos porque são originados de minerais que não são coisas vivas ou chamadas orgânicas. - A água é o principal elemento e mais importante composto.
Dentre as principais funções da água no corpo humano, podemos destacar sua participação em reações químicas, no controle da temperatura do corpo e no transporte de nutrientes. ... Em todos os organismos vivos, ela atua em funções importantes que são essenciais para o funcionamento adequado de um organismo.