Dentre os pontos positivos, podemos destacar que os bandeirantes abriram caminho para a descoberta de novas áreas nunca exploradas por seres humanos, além dos indígenas.
Eles contribuíram com o povoamento do Centro-Oeste justamente por constatarem a presença de recursos naturais importantes, como minas de ouro. Além disso, eles fundaram as primeiras vilas, como a Vila Real do Bom Jesus de Cuibá.
A Região Centro-Oeste é uma das cinco Regiões que compõem o território brasileiro. ... Seu povoamento é consequência dos fluxos migratórios, isso ocorreu primeiramente devido ao transporte de gado do Sul e Sudeste para as primeiras fazendas do Centro-Oeste, além da atuação dos bandeirantes paulistas.
Resposta: abastecimento de gado para as áreas mineradoras atraiu criadores de gado da Bahia. Após a mineração, o povoamento assumiu feição dispersora. O movimento na busca por melhores pastagens acabou promovendo um grande desmatamento na região.
A ocupação do território brasileiro se iniciou com pequenos arraiais espalhados em diversas localidades. Tais ocupações aconteceram devido à necessidade européia de ampliar suas atividades comerciais, o que fez com que procurassem novos produtos e novas áreas a serem exploradas.
As principais atividades extrativistas do Centro-Oeste baseiam-se no extrativismo vegetal, tal como a das madeiras de lei, o mogno, o cedro, entre outros; além da extração da borracha.
O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. ... Já em Goiás, o que se destaca é a produção de algodão, soja, milho e arroz, isso no sudoeste do Estado; no Mato Grosso goiano (centro do Estado) a principal cultura é a cana-de-açúcar.
Assim como no centro oeste brasileiro, o país como um todo deve se voltar para o agronegócio como uma importante alavanca para melhorar a produção industrial, fortalecer a balança econômica e ser um agente definidor da retomada do crescimento.
Resposta: Além das grandes áreas de terra livres, a soja e o milho produzidos na região significam alimentos de qualidade a um custo mais baixo para os animais, melhorando a qualidade da carne e animando fazendeiros a investir na pecuária.
O Centro-Oeste surgiu como uma nova opção produtiva da soja, a partir da década de 70, quando houve uma mecanização na agricultura. ... O Centro-Oeste hoje é o segundo maior produtor de soja do país, ocupando uma condição geopolítica que favorece à produção.
Na avaliação de Frédéric Monie, professor do departamento de geografia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), questões econômicas são o que atraem os migrantes para o Centro-Oeste. "A dinâmica de migrações no Centro-Oeste é basicamente econômica. São as novas fronteiras do agronegócio nas regiões de cerrado.
Na Região Centro-Oeste, a agricultura comercial é praticada em larga escala, onde se destacam o milho, arroz, feijão, café, algodão, o trigo e a soja, que é um dos principais produtos da região. Na pecuária, destaca-se a criação de gado, de corte e de leite, a criação de equinos e suínos.
A atividade mineradora atraiu muitos migrantes para o Centro-Oeste a partir do século XVIII. ... A partir de 1950, a construção de Brasília intensificou a ocupação da região Centro-Oeste.
região Sudeste do Brasil
O centro oeste atraiu as pessoas por causa do transporte de gado do Sul e Sudeste para as fazendas do Centro-Oeste. Esse fato teve influência e participação dos bandeirantes paulistas. O processo migratório do Centro Oeste do Brasil se intensificou em 1950, depois da construção de Brasília, a nova capital do país.