Segundo o dicionário Houaiss, a expressão "licença poética" pode ser definida como “liberdade de o escritor utilizar construções, prosódias, ortografias, sintaxes não conformes às regras, ao uso habitual, para atingir seus objetivos de expressão”.
substantivo feminino Arte de elaborar composições poéticas. Tratado de versificação. Conjunto de recursos expressivos, especialmente quanto à técnica do verso, de um escritor, de uma época.
Também encontramos a licença poética em romances, roteiros de novela, textos publicitários, jornalísticos, assim como em todas as outras áreas que envolvam um trabalho direto com a língua.
Liberdade de expressão é apanágio da natureza racional do indivíduo e é o direito de qualquer um manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou censura por parte do governo ou de outros membros da sociedade.
Assim, “Com licença poética” funciona como uma abertura e encabeça a temática presente em Bagagem. Este poema parafraseia o famoso “Poema de sete faces”, de Carlos Drummond de Andrade.
Resposta. A liberdade ao artista para ele expressar sua atividade sua criatividade, sem estar preocupado, sem estar preso ás regras métricas ou gramaticais.
A poética pessoal é o resultado da maneira individual como alguém percebe a realidade, afetada pela sua experiência de vida que constrói uma visão de mundo, e compartilhada com a sociedade através de obras que passam a ser bens culturais.
Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte: Levar o aluno a produção poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação reconhecendo a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer.
Pode-se dizer que o processo colaborativo é um processo de criação que busca a horizontalidade nas relações entre os criadores do espetáculo teatral. Isso significa que busca prescindir de qualquer hierarquia pré-estabelecida e que feudos e espaços exclusivos no processo de criação são eliminados.
“Poética Pessoal é o modo singular de comunicar-se pela linguagem da arte. Se a aproximação da Arte-Público é um caminho de múltiplas direções, a obra do artista é seu coração e a poética, o que o faz bater.
As práticas colaborativas / poéticas em arte contemporânea modificam a percepção do sentido da arte, provocando outras formas de pensar a cultura e seus distintos agentes.
Sensibilidade artística é a capacidade de interpretar e entender uma arte. Pode ser uma pintura,escultura, um peça e até mesmo em um texto. A leitura pode ajudar se a pessoa quiser transformar o texto lido em, por exemplo, uma peça:Ela terá que ler,passar o roteiro,montar o cenário,tudo de acordo com o que ela leu.
Resposta: A obra de arte colaborativa se configura como um dispositivo, um conjunto de relações construídas em uma oportunidade geradora ou não de materialidade, mediada ou não por outros dispositivos que favorecem a troca entre artistas e não artistas.
Afinal, o que é a logística colaborativa? Como o nome sugere, ela trata da colaboração entre parceiros de negócio — fornecedores, distribuidores, prestadores de serviço, entre outros — e até mesmo os clientes, com o objetivo de otimizar os processos e trazer economia para a operação.
Resposta. O processo de criação dentro da arte se refere a comunicação do indivíduo através dos elementos artísticos que ele dispõe e desenvolve. A arte parte da linguagem que é falada através da ação do artista. A criatividade move o mundo a partir da inovação e isso não é diferente no campo empresarial.
Um processo de teatro colaborativo é constituído pela participação inclusiva de todos os envolvidos, onde todos possuem um papel ativo e realizam suas atividades individuais e coletivas para a formação do todo, isto é, de realização da peça teatral.
Resposta. Explicação: Os processos colaborativos de criação em dança caracterizam-se pela participação ativa dos integrantes da equipe nas escolhas referentes às montagens cênicas.
O processo colaborativo em teatro consiste no processo de criação que objetiva encontrar a horizontalidade nas relações que envolvem os criadores do espetáculo de teatro. O teatro existe devido ao cotidiano do ser humano e suas necessidades. O teatro primitivo consistia em danças dramáticas e coletivas.
No processo de construção do personagem de teatro o ator entra em contato com seus complexos e personas. ... Entrar em contato com seus complexos e personas contribui par o processo de individuação do ator, pois por meio do processo de construção adquiriu um conhecimento melhor de si e dos limites do seu self.
Quanto aos Processos de Criação no Teatro, analise: é o personagem da peça em oposição ou em conflito com o protagonista. ... e reage como se estivesse diante da personagem a praticar a ação imaginada.
Características Físicas As características físicas precisam ser bem detalhadas no processo de criação do personagem. É imprescindível que o caracter principal tenha uma distinção visual destacada, ou seja, um físico, um rosto, um jeito de falar, manias e comportamento diferenciado.
Estrutura dos Textos Teatrais Quando produzidos, são divididos de maneira linear em: Introdução (ou apresentação): foco na apresentação das personagens, espaço, tempo e do tema. Complicação (ou conflito): determina as peripécias da peça teatral. Clímax: momento de maior tensão do drama.
PROFESSOR: Para que o teatro dramático exista, são necessários três elementos operativos que podemos chamar de “tríade essencial”: o texto, o ator e o público. Isto é fundamental.
Sobre os elementos de um teatro, temos como principais ou tríade, o pictoractor (o "quem"), o tempo - sendo ele histórico ou imaginário, e por fim, a cenografia (leia-se como o local). Também se pode analisar a tríade dos elementos essenciais que compõe o teatro sob outras perspectivas, tal como início, meio e fim.
Resposta. Resposta: Os principais elementos de uma peça teatral São:Os atores,o público e o texto.
1)Os principais elementos teatrais são os atores, o texto ou roteiro, o público, figurinos, maquiagem, cenário, iluminação, som e diretor. ” Teatro ” pode ser conceitualizado de duas maneiras. 2)O teatro é uma manifestação artística e um fenômeno cultural de vários povos e remonta às sociedades primitivas.
Teatro
Os elementos cênicos presentes no teatro são aqueles de fundamental importância para que o espetáculo se realize. Dentre eles, podemos destacar a cenografia, o figurino e a maquiagem, que caracterizam os personagens.