Esses princípios podem ser divididos em quatro grupos: oportunidades iguais, renúncia consciente à vitória desonesta, cumprimento voluntário das regras do jogo, respeito pelo oponente. A observância das regras acima não deve resultar da coerção, mas das crenças pessoais dos participantes em competições desportivas.
Resposta. Fair Play significa jogo justo, jogar limpo, ter espírito esportivo, em português. Fair Play é uma expressão do inglês que significa modo leal de agir.
É aceitar a vitória com modéstia e sem ridicularizar ou diminuir o adversário. É saber reconhecer os bons resultados do adversário. É querer competir em igualdade de circunstâncias com o adversário. É contar apenas com o seu talento e as suas capacidades para alcançar a vitória.
O fair play é uma prática bastante honrosa de maneira que nada mais é do que a ética esportiva . Todavia essa ética pode ser aplicada fora do esporte propriamente dito , quando ajudamos uma senhora a atravessar a rua por exemplo ou quando damos nosso lugar à alguém no ônibus estamos também praticando fair play.
Resposta. Resposta: Ajuda as pessoas a terem respeito com os outros e jogarem limpo, pode ser usado para enriquecer o planejamento e reconhecimento.
O FAIR PLAY, MAIS CONHECIDO COMO JOGO LIMPO, É UM CONCEITO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA ESSA DISCIPLINA NO SENTIDO DE PROMOVER A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS, OU SEJA, SUA FORMAÇÃO ESCOLAR E SUA CONSCIÊNCIA CIDADÃ.
Por meio das aulas de Educação Física, o professor pode promover as condutas que fundamentam o fair play, construindo uma cultura esportiva ética ao trabalhar com os alunos aspectos como a lealdade, honestidade, aceitação das regras, respeito ao próximo e igualdade de oportunidades.
O fair play não está na regra do futebol. É apenas um acordo implícito, uma lei de conduta surgida de um pacto de esportividade. Por exemplo: se um colega de profissão se machuca, é preciso atendê-lo imediatamente. Para isso, quem estiver com a bola deve colocá-la fora de jogo naquele mesmo instante.
A ética tem como sentido a condução da vida e tem seu propósito maior na conquista da felicidade. ... Já o esporte tem seu sentido na saúde e bem-estar, e, para o seu propósito, a formação do sujeito ético. O esportista busca a felicidade através da vitória, acima de tudo - o que já é o fim ético por si só.
A ética esportiva está associada diretamente às condutas que demonstram o respeito ao esporte e aos demais esportistas através da troca de gentilezas entre atletas adversários, como estender a mão para auxiliar um adversário caído a se levantar, colocar uma bola para fora do jogo ao notar que um adversário está ...
Na concepção do Conselho Federal de Educação Física, o que define a ética do profissional dessa área é o “saber bem”, mas também o “saber fazer bem”. Isso quer dizer que não basta o domínio técnico daquilo que se ensina ou se executa, se não houver a intenção de promover o bem-estar e a dignidade.
A postura ética é aquela que reflete uma conformidade ou uma coerência entre aquilo que o indivíduo pensa, acredita e sente com as suas atitudes, isto é, há uma congruência entre o seu comportamento e as suas crenças. ... Desse modo, o que é considerado ético para um pode não ser considerado para um terceiro, e vice-versa.