As propriedades coligativas são as propriedades do solvente que se modificam na presença de um soluto não volátil e que dependem apenas do número de partículas do soluto. As propriedades coligativas são aquelas que percebemos quando é adicionado um soluto não volátil a um solvente.
A) Efeito Tonométrico (tonometria, tonoscopia) A tonoscopia, também chamada de tonometria, é um fenômeno que se observa quando ocorre a diminuição da pressão máxima de vapor de um líquido (solvente). Isso ocorre por meio da dissolução de um soluto não-volátil.
São alterações que ocorrem nas substâncias após adição de um soluto. As propriedades coligativas, também conhecidas como efeitos coligativos, ocorrem quando é possível verificar alterações no comportamento de um líquido qualquer devido à presença de um soluto adicionado a esta substância.
Propriedades coligativas são as propriedades das soluções que dependem do número de partículas dispersas e independem da natureza das partículas do soluto. ... Os solutos iônicos são aqueles que possuem ligações iônicas como por exemplo o sal de cozinha, NaCl.
Ao adicionar sal ao gelo, seu ponto de solidificação diminui porque ocorre uma forte interação entre as moléculas destas duas substâncias, dificultado a organização dos cristais de gelo. ... Isto faz com que o gelo derreta e a salmoura fique a uma temperatura inferior a que estava quando havia apenas o gelo.
A adição do sal diminui a temperatura de fusão (temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido) do gelo. Portanto, ele passa a derreter bem mais rápido já que a água líquida conduz melhor o calor do que o gelo, e, para isso, usa energia do ambiente (e da latinha também).
Sean diz que ao adicionarmos sal à água, acontece um fenômeno de elevação do ponto de ebulição, que envolve três conceitos básicos de química: soluto, solvente e solução. O sal (composto saluto) adicionado ao líquido (solvente) cria-se uma solução (água salobra), que exige maior exposição ao calor para ferver.
A crioscopia é a propriedade coligativa que estuda isso. A Crioscopia ou Criometria é o estudo do abaixamento da temperatura de fusão de um solvente quando se adiciona a ele um soluto não volátil. Por exemplo, ao nível do mar, a água pura congela em 0ºC; esse é o seu ponto de fusão.
Crioscopia é uma propriedade coligativa que estuda o abaixamento do ponto de congelamento (ponto de fusão) de um solvente pela adição de um soluto não volátil, como o cloreto de sódio ou a sacarose. ... A justificativa é a presença de sais na água, o que abaixa o seu ponto de congelamento.
O fenômeno da crioscopia estuda a diminuição do ponto de congelamento de um líquido causado pelo soluto não volátil. ... O fenômeno da Crioscopia ocorre quando se adiciona um soluto não-volátil a um solvente, as partículas deste soluto dificultam a cristalização do solvente dando origem à propriedade descrita.
O estudo da crioscopia está fundamentado na seguinte Lei de Raoult: "A diferença entre o ponto de solidificação do solvente puro e a temperatura de início ddwadwe solidificação do solvente em uma solução ideal (abaixamento crioscópico, Δc) é diretamente proporcional à concentração molar da solução."
O efeito crioscópico consiste na diminuição da temperatura de congelamento ou fusão do solvente quando se adiciona um soluto não volátil: Figura 4 - Efeito crioscópico, provocado pela presença de partículas do soluto na solução.
É possível determinar o quanto o ponto de congelamento do solvente em uma solução diminuiu. Para isso, basta realizar o chamado cálculo crioscópico ou cálculo criométrico. Esse cálculo é realizado por uma parte da crioscopia denominada de criometria.
O cálculo crioscópico envolve a determinação da temperatura de congelamento do solvente em uma solução após a adição de um soluto.
Massa do soluto (m1) = 360 g. Massa do solvente (m2) = 850g ou 0,85 Kg. ke = 0,52 ºC/mol. Ponto de ebulição da água (t) = 100°C.
A fórmula para o cálculo da Tonoscopia é representada pela seguinte fórmula: Onde: Δp = Abaixamento absoluto da pressão máxima de vapor. P2 = Pressão de vapor do solvente.
Por exemplo, o gelo começa a se transformar em água na forma líquida, quando sua temperatura é igual a 0 ºC . Logo, o ponto de fusão da água é 0 ºC (sob pressão de 1 atmosfera). Para passar de líquida para vapor, a água deve atingir a temperatura de 100 ºC.