O medo de água, ou aquafobia, é o medo indevido ou irracional da água. Muito frequente também é o medo do afogamento, esse racional, desenvolvido por pessoas que não sabem nadar. Ou não tiveram contato com a água e não saberiam lidar com suas propriedades.
A hidrofobia ou aquafobia é um transtorno psicológico em que a pessoa tem um medo irracional e exagerado de água. A pessoa com essa fobia evita lugares como piscinas, rios, lagos, mares e cachoeiras por medo de se afogar, mesmo quando a água não apresenta perigo.
O que é perfeccionismo? Em termos clínicos, o perfeccionismo é amplamente considerado um traço de personalidade que envolve a tentativa constante de ser o melhor em tudo que faz, e o medo excessivo de cometer erros.
O medo de errar é causado, principalmente, pela insegurança que, por sua vez, é fruto da falta de conhecimento sobre si, suas habilidades, talentos e capacidade de se tornar melhor. Ninguém nasce sabendo de tudo, as pessoas vão evoluindo e aprendendo com o tempo e isso se aplica, também, a você.
Permita-se errar para ter sucesso Quem aceita que errar não é abominável passa a entender que não precisa ser perfeito em tudo sempre. Este pensamento gera um grande alívio e abre portas que você nunca sonharia. O foco nunca deve ser o erro, mas a ação. O problema da vida não é falhar, é não agir.
Reunimos alguns motivos para você perder o medo de errar e, se falhas acontecerem, evoluir com elas!
O cérebro é ativado involuntariamente quando sofre tais estímulos estressantes, liberando substâncias que disparam o coração, tornam a respiração ofegante e contraem os músculos. Essa é a conhecida reação de luta ou fuga, afinal, o medo está associado ao instinto de sobrevivência.
Esse medo tem um lado positivo porque ele nos faz crescer, mudar, nos superar. O medo nada mais é que um mecanismo de autopreservação. E uma das coisas que ele faz é nos colocar em estado de alerta. ... O medo também faz a gente se mexer de vez em quando.
Afinal, o medo costuma nos afastar de situações potencialmente perigosas e que representem ameaça para a nossa sobrevivência. No entanto, em excesso, o sentimento do medo pode atrapalhar a vida de qualquer pessoa, no aspecto relacional, social e psicológico.
O medo aparece em nossa vida para nada além de nos tentar parar e nos impedir de ser felizes. O medo vem para atrapalhar nossos sonhos e nos forçar a desistir daquilo que mais desejamos conquistar para nossas vidas. O problema não está em sentir medo, isso é normal do ser humano. Todos alguma vez já sentimos medo.
Stefan Zweig
Significado de Medo Grande inquietação em relação a alguma desagradável, a possibilidade de um insucesso etc.; temor: tinha medo de perder o emprego. [Por Extensão] Comportamento repleto de covardia: correu por medo de apanhar. Etimologia (origem da palavra medo).