Não existe remédio ou vacina específica para o zika vírus.
Uma criança já nascida pode ter microcefalia se a mãe pegar Zika? Leonardo Menezes: Não. A microcefalia não é uma doença transmissível, ela está associada a uma deficiência no crescimento do cérebro, dado pela doença intraútera, ou seja, uma infecção que ocorre dentro da barriga da mãe.
A dengue na gravidez é perigosa, pois pode interferir na coagulação sanguínea, o que pode fazer a placenta se desprender e resultar em um aborto ou um parto prematuro. Porém se a grávida for bem orientada por um médico e seguir o tratamento corretamente não haverá riscos nem para a gestante ou para o bebê.
Dois estudos inéditos trazem evidências de que mulheres previamente infectadas pelo vírus da dengue têm uma maior chance de ter filhos com consequências graves da infecção pelo zika – e vice-versa.
Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. O mosquito adquire o vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismo infectado.
Quais são os principais sintomas?
Os principais sintomas da chikungunya sãofebre, dor nas articulações, forte dor de cabeça, dor nas costas, arrepios, dor muscular, náusea e vômito e manchas vermelhas pelo corpo. Se você começar a apresentar esse tipo de combinação de sintomas, procure um médico imediatamente.
Chikungunya: a infecção pelo chikungunya, no período gestacional, não está relacionada a efeitos teratogênicos. Existem raros relatos de abortamento espontâneo. Mulheres que adquirem chikungunya no período intraparto podem transmitir o vírus a recém-nascidos por via transplacentária, transmissão perinatal.
Segundo o órgão, os benefícios do leite materno são maiores que o risco de contaminação. As mulheres contaminadas com o zika vírus podem seguir amamentando seus bebês, já que nada prova que existe um risco de transmissão, declarou nesta quinta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“As mães diagnosticadas com dengue podem amamentar seus bebês normalmente, até porque isso não traz nenhum prejuízo. Pelo contrário, traz benefícios. O mesmo vale para casos de zika e chikungunya”, garantiu a médica. Segundo ela, a orientação segue protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.