Indicativo
verbo intransitivo Desaparecer do lugar onde se estava; perder-se: a carta sumiu. Não comparecer nos lugar onde vai habitualmente; desaparecer: sempre aparecia por aqui, mas agora sumiu.
sumiu Sumiu vem do verbo sumir. O mesmo que: escondeu, expulsou, perdeu, desapareceu, submergiu, ocultou, fugiu, consumiu. Desaparecer... sumir v.i. Desaparecer do lugar onde se estava; perder-se: a carta sumiu.
Verbo irregular da 1ª conjugação....Verbo estar.
“Estão” é a forma conjugada do verbo estar na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Muito utilizado e recheado de diferentes significados, o verbo estar pode fazer referência a encontrar-se, marcar presença, pertencer, fazer, entre vários outros.
Quando usar pode? Pode é a forma do verbo poder conjugada na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo. Indica uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação.
Não, a palavra "não" é um advérbio de negação. O advérbio é uma classe de palavras que possui como objetivo modificar um substantivo, adjetivo, verbo ou até mesmo outro advérbio dando a esta palavra uma circunstância específica, que pode ser de tempo, modo, lugar etc.
Gramática. Os verbos nocionais são aqueles que indicam ação, atuando sempre com núcleo do predicado, e os verbos não nocionais indicam estado de ser do sujeito.
Resposta. hoje,ontem,ante ontem. indicão tempo e não são verbo.
Verbos de ligação são verbos que indicam um estado, ligando uma característica ao sujeito. Não indicam uma ação. São também chamados de verbos não nocionais ou verbos copulativos.
Exemplos de verbos que indicam ação
Sim. 'Estar' é um verbo de estado.
Os verbos de estado são ínfimos perto dos de ação. Os verbos de ação, como o nome diz, são de ação: escolher, correr, nadar, cair, lutar, jogar....... São coisas que você pode "fazer". Agora os de estado são identificados pelo fato de você não poder realizá-los.
Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.
Verbos de estado, também conhecidos como verbos estativos, são os verbos que traduzem a posse de uma situação no sujeito. São exemplos de verbos de estado: falar, permanecer, morar, ter, amar, sentir e achar.
Características de um verbo de estado: Expressam uma propriedade de uma condição ou de uma situação localizada no sujeito: apresentam situações não dinâmicas, pois os envolvidos no processo verbal não sofrem qualquer alteração - por essa razão o argumento desse verbo é inativo: «A caixa mede 12cm x 6cm x 4cm.»
Verbos são palavras que indicam AÇÃO, ESTADO OU FENÔMENO DA NATUREZA. Verbos de AÇÃO são os mais comuns:OLHAR, CORRER, CHORAR, CAIR, PENSAR, AMAR, VER, ESCREVER, FALAR, CANTAR,... Como exemplos de verbos de ESTADO temos: SER,ESTAR, FICAR... Verbos de FENÔMENO DA NATUREZA são por exemplo:NEVAR, CHOVER, RELAMPEJAR,...
Verificado por especialistas. Ação, fenômeno ou estado são as ações da natureza indicadas pelo verbo em uma oração. O verbo nada mais é do que a palavra que indica a ação do sujeito em uma oração em um tempo e espaço específicos.
Resposta. O verbo chover representa um fenômeno da natureza, desta forma não pode ir para o plural, só quando se tratar de sentido conotativo.
Verbos são palavras que indicam AÇÃO, ESTADO OU FENÔMENO DA Como exemplos de verbos de ESTADO temos: SER,ESTAR, FICAR... Uma dica: os verbos de estado são os chamados verbos de ligação:SER, ESTAR, FICAR, PARECER, PERMANECER, CONTINUAR, TORNAR-SE, ENCONTRAR-SE,...
O verbo é a palavra responsável por exprimir ação, estado e fenômenos em relação a determinado tempo. Verbo é a palavra que exprime um fato, localizando-o no tempo. ... É importante ressaltar que os verbos podem expressar outros tipos de fatos que não ação, estado ou fenômeno.