A respiração aeróbica é aquela em que há participação do oxigênio e pode ser dividida em três etapas: a glicólise, ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa.
A respiração aeróbica é aquela que utiliza oxigênio como aceptor final. A anaeróbica, por sua vez, não utiliza essa substância. A grande maioria dos seres vivos realiza respiração aeróbica para produzir energia, entre eles algumas bactérias, protistas, fungos, plantas e animais.
Quando o agente oxidante utilizado é o oxigênio, uma grande quantidade de energia é formada, bem maior que a obtida a partir da fermentação. A energia é produzida através da quebra da molécula de glicose pelo O2, obtendo-se gás carbônico e água como produtos.
Chamamos de agentes dispersores de sementes aqueles capazes de espalhá-las por várias áreas, o que garante uma maior distribuição espacial e, até mesmo, a sobrevivência das espécies vegetais, uma vez que a proximidade com a planta-mãe pode levar à competição.
Resposta. Uma ótima forma natural de se espalhar as sementes,são pelos animais e as aves. ... Defecando e assim deixando as sementes em outro local. As sentes podem ser espalhadas através de animais, ventos, insetos entre outros. ;)
Os grãos de pólen (microgametófito parcialmente desenvolvido) são liberados e levados pelo vento. Esse grão de pólen pode, então, atingir a escama de um cone feminino. Essa transferência do grão de pólen é denominada polinização.
O processo é simples: quando os animais consomem frutas, acabam devolvendo as sementes à terra por meio das fezes. ... Algumas plantas, chamadas de deiscentes, espalham suas sementes quando abrem suas vagens (como o feijão e ervilha). Muitas vezes isso ocorre de forma bruta e as sementes são lançadas longe.
Polinização: Nas gimnospermas, a polinização é, basicamente, realizada pelo vento. ... As plantas que possuem polinização anemófila geralmente produzem uma enorme quantidade de pólen. Isto ocorre, pois, este tipo de polinização é errante, não dirigida e, dessa maneira, perdem-se muitos grãos de pólen no ambiente.