É mais vantajoso exportar diretamente ou indiretamente? Na exportação direta, a empresa evitar os custos com as intermediadoras e mantém um contato direto com o importador. ... Do contrário, a exportação indireta pode ser mais estratégica aos interesses da empresa.
A exportação direta ocorre quando a empresa vendedora negocia diretamente com o comprador situado no exterior. Em outras palavras, não há um intermediário na transação. A exportação indireta, por sua vez, é realizada mediante a intermediação de uma firma.
O memorando de exportação era utilizado para a comprovação das realização da exportação indireta. Era um documento elaborado pelo exportador e enviado para o produtor das mercadorias no mercado interno.
CFOP na Exportação, Principais Códigos: 7.
Nota Fiscal de Exportação: Como emitir sem erros
CFOP 7000: Saídas ou prestações de serviço para o exterior Caracterizam as operações ou prestações de saída, em que o estabelecimento remetente do documento fiscal esteja localizado em outro país, diferente do país destinatário do documento fiscal. Ou seja, é utilizado em exportações.
CFOP 6000: Saídas ou prestações de serviços fora do estado Caracterizam as operações ou prestações de saída, em que o estabelecimento remetente do documento fiscal esteja localizado em outra Unidade da Federação/Estado, diferente do estado do destinatário do documento fiscal.
CFOP 1556 - Compra de material para uso ou consumo.
Conheça as tabelas do CST 1 – Estrangeira – Importação direta, exceto a indicada no código 6; 2 – Estrangeira – Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no código 7; 3 – Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 40% (quarenta por cento) e inferior ou igual a 70% (setenta por cento);
Para fazer a estruturação do código, basta avaliar como será a saída do produto resultante. Se tributada integralmente o código será “00”, se tributada com cobrança do ICMS por substituição tributária o código será “10”, e assim sucessivamente.