Entre eles estão:
Quando a necrose pulpar se instala, o paciente normalmente sente um incômodo ao mastigar, já que o dente fica mais sensível do que o normal. “Pode apresentar também uma fístula com drenagem de secreção purulenta e em casos mais severos pode ocorrer um edema em face e febre”, acrescenta a especialista.
O tratamento das escaras deve seguir o seguinte procedimento:
Colagenase deve ter um contato pleno com toda a área lesada; a pomada deve ser aplicada uniformemente, com espessura de cerca de 2 mm, uma vez ao dia. Não há uma dose fixa do medicamento, uma vez que a dose a ser utilizada depende do tamanho da lesão.
Modo de usar na presença de tecido de granulação a concentração deverá ser de 2%. Na presença de necrose de liquefação a ferida deverá ser lavada em jatos com solução de papaína de 4 a 6% diluída em solução fisiológica. Na presença de necrose de coagulação na concentração de 8 a 10%, após efetuar a escarectomia.
O mecanismo de ação da papaína é como desbridante químico, facilitando o processo cicatricial. Tem ações bacteriostáticas, bactericidas e anti-inflamatórias e proporciona alinhamento das fibras de colágeno, promovendo crescimento tecidual uniforme.
O hidrocolóide em placa é indicado para lesões vitalizadas ou com necrose com pouco/médio exsudato, como escoriações, queimaduras de 1º e 2º grau e lesões por fricção ou pequenos traumas em pele, mas também para prevenção ou tratamento de úlceras por pressão não infectadas(1,2).
Vários produtos podem ser utilizados - Adaptic, Rayon + vaselina ou Dersane.
Modo de uso do Hidrogel O Hidrogel deve ser aplicado na ferida, após a limpeza da pele, num intervalo de no máximo 3 dias. Porém, a aplicação do Hidrogel e a frequência de troca dos curativos deve ser feita e decidida, de preferência, por um enfermeiro.
A Pomada Curatec Hidrogel com Alginato é um gel absorvente, transparente e viscoso, usado como um curativo primário. Seu uso é indicado para feridas secas, queimaduras de segundo grau, úlceras venosas, arteriais e por pressão, abrasões e lacerações.
ADAPTIC® aplica-se diretamente sobre a ferida para: Impedir a maceração das feridas exsudativas, suturas ou áreas de abrasão. Evitar a aderência da cobertura secundária, permitindo uma rápida passagem dos fluxos para o curativo absorvente.