Pioneiro do método de observação-participante e do paradigma funcionalista, Bronislaw Malinowski consolidou a antropologia como uma disciplina acadêmica com objeto, método, teoria e instituições próprios.
Franz Boas e Bronislaw Malinowski, especialmente o segundo, são considerados os pais da etnografia enquanto método antropológico. ... Boas buscava o significado dos costumes no contexto particular em que eram praticados.
Antropólogo polonês, considerado fundador da escola funcionalista da Antropologia. Para ele a cultura é uma totalidade em funcionamento que integra hábitos, costumes, técnicas e crenças. Todo elemento cultural deve ser estudado em seu contexto.
A cultura era conceituada como resultado do pensamento racional do homem, manifesto em diferentes graus, dentro de uma escala evolucionista. Encarava-se a história cultural como processo unilinear e universal, cujas expressões peculiares a cada sociedade, em dado momento, refletiam o seu estado de desenvolvimento.
Verificado por especialistas Ele buscou desenvolver o funcionalismo na observação, coletando informações sobre a vida cotidiana dos indivíduos ao longo do tempo, sendo o principal pesquisador em meio aos indivíduos ao seu redor.
I – Evolucionismo social II – Culturalismo III – Funcionalismo IV – Estruturalismo ( ) Tem em Malinowski e Radcliffe-Brown seus maiores nomes. Dentre suas contribuições está o rompimento com os fundamentos tradicionais da antropologia, adotando uma orientação sincrônica do estudo da sociedade, de maneira científica.
Em torno da I guerra mundial, a disciplina antropologia se desenvolveu e começou a ganhar nome com “quatro pais”: Franz Boas, Marcel Mauss, Malinowski e Radcliffe- Brown. Estes antropólogos que iniciariam os debates estruturais das principais escolas que temos hoje em dia.
ESCOLA FUNCIONALISTA (Malinowsky): Ela surge no início do século 20 (XX) como uma crítica ao evolucionismo e ao seu etnocentrismo e eurocentrismo. ... O grande sistematizador do funcionalismo e da observação participante foi Bronislaw Malinowsky (polonês).
A Antropologia divide-se, principalmente, em duas áreas: A antropologia física e a antropologia cultural. Nestas esferas, campos de estudo diversos se tornaram independentes, sendo que a primeira é geralmente classificada como ciência natural e a segunda como ciência social.
Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Além disso podemos utilizar termos como Antropologia, Etnologia e Etnografia para distinguir diferentes níveis de análise ou tradições acadêmicas. ...
O ser humano é o indivíduo pertencente à espécie viva que se distingue das outras por possuir inteligência, que pode usar para elaborar conceitos e realizar outras atividades intelectuais. ... A espécie a que pertencem os seres humanos, a espécie humana, tem o nome científico Homo Sapiens.
Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. ... Já do ponto de vista sociológico, o ser humano é aquele indivíduo que é capaz de viver em sociabilidade com os demais.
O método de pesquisa Antropológico A etnografia tem como objetivo observar e descrever os diversos aspectos sociais da vida do grupo que está sendo estudado. Durante as observações, o pesquisador vive em meio aquela sociedade, observa fatos, fenômenos, acontecimentos, expressões artísticas e culturais.
De acordo com a Antropologia, o conceito de cultura diz respeito a um conjunto de significados que dão sentido a uma sociedade. A partir daí, temos os valores, as crenças, os costumes e os outros aspectos que contribuem para a construção da identidade cultural de um grupo.
Antropologia cultural: é uma vertente mais ampla e busca compreender como se formaram as culturas dos diferentes grupos humanos, tomando cultura como um conjunto de hábitos, costumes, valores, religião, arte, culinária etc.
Um dos pioneiros da antropologia, Edward Tylor (1832-1917) fez uma das primeiras propostas científicas de que cultura seria “em seu amplo sentido etnográfico, este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou quaisquer outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de ...
Assinale a opção que indica o emprego correto de conceito de cultura na perspectiva da antropologia: A ( ) A cultura diz respeito aos atributos a - históricos que singularizam um povo. B ( ) A cultura de um povo é determinada pelo meio natural. ... D ( ) A cultura é uma forma de linguagem que tem origem simbólica.
A palavra alteridade advém do vocábulo latino alteritas, que significa ser o outro, portanto, designa o exercício de colocar-se no lugar do outro, de perceber o outro como uma pessoa singular e subjetiva. A alteridade é o reconhecimento e o respeito das diferenças entre as pessoas.
Segundo a definição pioneira de Edward Burnett Tylor, sob a etnologia (ciência relativa especificamente do estudo da cultura) a cultura seria "o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade".