→ Estrutura dos cromossomos Os cromossomos, como já dito, são formados por DNA e proteínas associadas, um complexo chamado de cromatina. As proteínas associadas ajudam a enrolar a molécula de DNA, reduzindo seu comprimento. Na cromatina, observamos a presença, principalmente, das proteínas denominadas de histonas.
Os cromossomos podem ser classificados, utilizando-se como critério a posição do centrômero, em quatro tipos básicos: - Metacêntrico – O centrômero está localizado no meio do cromossomo. ... - Telocêntrico – O centrômero está bem na extremidade do cromossomo, dando a aparência de que ele possui apenas um braço.
O cromossomo metafásico representa o estado máximo de condensação da cromatina, que ocorre além da divisão mitótica na meiótica também. O grau de condensação é máximo na metáfase, razão pela qual os estudos da estrutura cromossômica utilizam cromossomos metafásicos (Junqueira & carneiro, 2005).
As moléculas de DNA são os constituintes fundamentais do cromossomo, e são formados por bases nitrogenadas, dentre as quais estão as purinas, representadas pela adenina e guanina; e as piridimindas, representadas pela citosina e timina.
Comportamento dos cromossomos na mitose Flemming notou que, quando os cromossomos se tornam visíveis pela primeira vez, no início da divisão celular, eles estão duplicados, o que se torna evidente à medida que a condensação progride.