Uma instituição financeira monetária é uma entidade com capacidade de receber depósitos ou substitutos próximos de depósitos.
As instituições financeiras, conforme Assaf Neto (2005), podem ser classificadas em bancárias ou monetárias e não bancárias ou não monetárias. ... Já as instituições não bancárias ou não monetárias são aquelas impedidas legalmente de receber depósitos à vista, não possuindo faculdade de criação de moeda.
As instituições financeiras bancárias incluem os bancos comerciais, cujo papel principal é aceitar depósitos e dar empréstimos. Já as instituições financeiras não bancárias podem incluir bancos de investimentos, empresas de seguros, empresas de finanças, empresas de aluguel etc.
De acordo, como Banco Central do Brasil, as instituições que são consideradas como não bancárias, possuem referida denominação porque não recebem depósitos à vista, nem podem criar moeda (por meio de operações de crédito). Elas operam com ativos não monetários como ações, CDBs, títulos, letras de câmbio e debêntures.