Significado de Doutrinador substantivo masculino Aquele que doutrina, que promove doutrinação.
32 sinônimos de doutrina para 5 sentidos da palavra doutrina:
substantivo feminino Ação ou efeito de doutrinar, de instruir alguém numa doutrina, de passar os preceitos formais que compõem uma ideia. ... Etimologia (origem da palavra doutrinação).
O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, militar, pedagógico, entre outros.
conjunto de ideias, crenças e doutrinas, próprias de uma sociedade, de uma época ou de uma classe, e que são produto de uma situação histórica e das aspirações dos grupos que as apresentam como imperativos da razão; sistema organizado e fechado de ideias que serve de base a uma luta política.
À Ideologia se adere, isto é, se torna desta ou daquela ideologia; a doutrina antes de tudo se pratica e se toma consciência de seus preceitos; a ideologia pode existir sem a prática; a doutrina é indissociável da prática e por conseguinte dos ajustes do comportamento que ela exige; a partir do momento que pára de se ...
O que é ideologia? O senso comum entende a ideologia como um simples conjunto de ideias ou uma idealização sobre algo. Porém, a ideologia é muito mais do que isso. Podemos conceituar ideologia de duas formas: a visão clássica e a visão crítica.
Antoine Louis Claude Destutt de Tracy
Ideologia no pensamento Marxista (materialismo dialético) é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.
A ideologia basicamente é um amontoado de idéias/pensamento de uma pessoa ou um determinado grupo social. Ela surge a partir do ideário de cada individuo sobre algum fato.
Acredita-se que o termo “ideologia de gênero” apareceu pela primeira vez em 1998, em uma nota emitida pela Conferência Episcopal do Peru intitulada “Ideologia de gênero: seus perigos e alcances”. ... Desde seu surgimento, a expressão “ideologia de gênero” carrega um sentido pejorativo (negativo, ofensivo).
Origem. O termo "ideologia de gênero" surgiu primeiro em textos doutrinários da Igreja Católica em meados da década de 1990, escritos pelo então cardeal e futuro papa Bento XVI, o alemão Joseph Ratzinger.
O termo gênero vem do Latim genus, que significa “nascimento”, “família”, “tipo”. Tradicionalmente, o termo gênero é utilizado como um conceito gramatical de classificação de palavras, dividindo-se entre: masculino, feminino e neutro.
A ideologia de gênero não existe, ela é uma fantasia criada para confundir o povo e diminuir direitos dos trabalhadores e trabalhadores. Ninguém muda o sexo de ninguém.
“O termo ideologia de gênero é um ataque contra os direitos das mulheres e também um ataque contra os direitos das pessoas LGBT de formar uma família. ... Assim como a fragilidade não está naturalmente associada ao feminino e a força e agressividade não estão naturalmente associadas ao masculino”.
A "ideologia de gênero" é uma expressão usada pelos críticos da ideia de que os gêneros são, na realidade, construções sociais. ... Consiste na ideia de que os seres humanos nascem iguais, sendo a definição do masculino e do feminino um produto histórico-cultural desenvolvido tacitamente pela sociedade.
Em suma, o gênero é uma construção social, mas a biologia é fundamental tanto para sua construção, quanto para sua identidade. A evidência disponível mostra que não há nada anti-biológico em ter identidade de gênero distinta do sexo de nascimento.
Neste sentido, o texto adverte que a ideologia de gênero “leva a projetos educacionais e diretrizes legislativas que promovem uma identidade pessoal e uma intimidade afetiva radicalmente desvinculadas da diversidade biológica entre homem e mulher” e salienta que “a identidade humana vem determinada por uma opção ...
Em seu artigo 1º, a norma determinava: “Fica terminantemente proibida à grade curricular da rede municipal de ensino e da rede privada a disciplina denominada ideologia de gênero, bem como toda e qualquer disciplina que tente orientar a sexualidade dos alunos ou extinguir o gênero masculino e/ou feminino como gênero ...
Pelo contrário, a função da ideologia é a de apagar as diferenças, como as de classes, e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento de identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos, como, por exemplo, a humanidade, a liberdade, a igualdade, a nação, ou o Estado.” ( ...
A ideologia estaria ligada ao que oculta e mascara a realidade. São ideias que podem ser políticas, sociais, culturais, religiosas e etc. Ideologia se tornou uma palavra muito utilizada durante o período de guerras. ... Neste caso, os ideais ideológicos podem ser relacionados à um indivíduo, um grupo, época ou sociedade.
O que é ideologia Por exemplo, ideologia pode ser: (1) o conjunto de ideias de um grupo; (2) a produção de significados e valores; (3) a manipulação por meio de ideias; (4) as ideias e valores da classe dominante; (5) falsas ideias; (6) uma forma de entender o mundo; entre outros.
Ideologia na filosofia – ENEM. Ideologia é um conjunto de ideias que mascara a realidade tal como ela é, na tentativa de fazer com que o mundo se comporte da forma como se pensa.
O termo ideologia apareceu pela primeira vez na França, em um livro publicado após a Revolução Francesa. Nessa obra – Elementos de Ideologia – os autores pretendiam construir ciências morais dotadas de tanta certeza e exatidão quanto as naturais, despidas, assim, dos resquícios metafísicos e teológicos.
Estes são a alienação e a ideologia, cujos riscos refletem nas definições dos objetivos de uma educação focada na emancipação humana. ... A Alienação é a cegueira da consciência. Sendo assim, toda e qualquer Ideologia apresentada é válida. Uma sociedade alienada é uma sociedade em estado de anomia (sem nome).
A filosofia é estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e éticos. A ideologia é um conjunto de ideias que se aproxima mais para o lado da visão que o ser humano tem sobre o mundo ,a ideias e doutrinas que tem como base suas ações politicas e socias.
A educação ideológica é usada pelo Estado para manter o poder de Estado, e isso, é uma premissa de qualquer tipo de governo em qualquer parte do mundo.
Positivo: O primeiro significado de ideologia é um conjunto de idéias que pretende explicar a realidade e transformações sociais. É sinônimo de doutrina ou ideário em geral e tem a função de orientar a ação social de indivíduos e grupos. Negativo: Uma segunda concepção vem do pensamento marxista.
A ideologia no ponto de vista teórico é entendida como: A-como conjunto de ideias e concepções ou ainda opiniões sobre algum tema sujeito a discussão. ... D-o conjunto de pensamento de grandes temas.
O sentido comum da ideologia é defender conhecimentos e crenças que são compartilhados por uma comunidade e considerados prudentes, lógicos ou válidos.