A avaliação antropométrica considera um conjunto de medidas primárias e secundárias, para investigar o estado nutricional de um indivíduo, além de diagnosticar possíveis riscos de doenças cardíacas. Para a avaliação, são considerados aspectos como peso, altura, dobras cutâneas, circunferências, IMC e peso ideal.
4. Quais são as principais variações genéticas das medidas antropométricas. Ectomorfo: tipo físico de formas alongadas - corpo e membros longos e finos. Mesomorfo: tipo físico musculoso, de formas angulosas – cabeça cúbica, maciça, ombros e peitos largos e abdômen pequeno.
As variações intra-individuais são aquelas que ocorrem durante a vida de uma pessoa. Há uma alteração do tamanho, proporções corporais, forma e peso.
6. Na antropometria existem dois tipos distintos de recursos utilizados, nomeadamente: Antropometria Estática: São consideradas as medidas das dimensões do corpo quando o indivíduo encontra-se em postura neutra, sem movimentar-se. Antropometria Dinâmica: São consideradas as medidas dos segmentos corporais em movimento.
Existem duas variáveis importantes no dimensionamento da mesa: a sua altura e a superfície de trabalho. A altura deve ser regulada pela posição do cotovelo e deve ser determinada após o ajuste da altura da cadeira. Em geral, recomenda-se que esteja 3 a 4 m acima do nível do cotovelo, na posição sentada.
Ergonomia é o conjunto de regras e procedimentos que visam os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do seu ambiente de trabalho. Regulamentada pela NR 17, pode ser dividida em três áreas: ergonomia física, cognitiva e organizacional.
A ergonomia iniciou-se na agricultura, na mineração, destacando-se na indústria e pode ser aplicada nos mais variados setores da atividade produtiva. Atualmente, além do setor de serviços, a ergonomia avança no cotidiano das pessoas, seja em seus afazeres domésticos ou em seu momento de lazer.