As estruturas de repetição são basicamente três: enquanto-faça, faça-enquanto e para-faça. A diferença básica é que enquanto-faça primeiro testa a condição para depois realizar o bloco de comando, ao contrário de faça-enquanto que primeiro executa o bloco para depois realizar o teste.
2. Faça o mesmo que antes, porém, ao invés de ler 10 números, o programa deverá ler e somar números até que o valor digitado seja zero ( 0 ). escreval("1 - Dizer olá!") escreval("2 – Dizer oi! ") escreval("0 - Sair do programa") leia(opcao) se (opcao = 1) entao escreval("Olá!")
Uma estrutura condicional permite que o programa faça a escolha do que executar, de acordo com uma condição. A linguagem C nos oferece comandos para trabalharmos com dois tipos de estruturas condicionais: if...else e switch... case.
A estrutura condicional de decisão simples serve para escolher um comando para execução, caso a condição for verdadeira. A estrutura condicional ou de decisão composta serve para escolher um entre dois blocos de comandos alternativos.
A Estrutura Condicional possibilita a escolha de um grupo de ações e estruturas a serem executadas quando determinadas condições são ou não satisfeitas. A Estrutura Condicional pode ser Simples ou Composta. A Estrutura Condicional Simples executa um comando ou vários comandos se a condição for verdadeira.
- Quando precisamos decidir se um bloco deve ser executado ou não usamos os comandos condicionais. - SE e SENÃO verificam uma condição. Caso a condição seja verdadeira é executado um bloco de comandos.
A estrutura condicional if/else é um recurso que indica quais instruções o sistema deve processar de acordo com uma expressão booleana. Assim, o sistema testa se uma condição é verdadeira e então executa comandos de acordo com esse resultado.
O operador ternário ( ? : ) funciona assim: Você tem uma condição que deve ser validada como verdadeira ou falsa. Se a condição for verdadeira o operador retorna uma expressão e se for falsa retorna outra expressão. ... Uma expressão retornada se a condição for falsa (false).
O comando if é uma estrutura de decisão muito utilizada. Elaborar um programa em linguagem C para somar dois números inteiros e mostrar o valor da soma na tela. Caso a soma dos números seja maior que 10 mostrar uma mensagem informativa na tela.
Chamamos de estruturas de decisão encadeadas, quando uma estrutura de decisão está localizada dentro do lado falso da outra. Este tipo de estrutura também é conhecida como seleção “aninhada” ou seleção “encaixada”. ... Em linguagem C podemos usar estruturas if – else -if encadeadas para construir o código equivalente.
Você pode colocar um segundo if em seguida com a condição invertida, mas isto não faz muito sentido, piora a leitura e manutenção. Isto vale também quando tem uma série de opções mutualmente exclusivas, ou seja, que apenas uma é válida.
O comando if checa uma condição e executas o comando a seguir ou um bloco de comandos delimitados por chaves, se a condição é verdadeira ('true').
Comando if-else. Apenas caso a condição for verdadeira, o bloco contendo os comandos comando_1 a comando_n é executado. Caso contrário, esse bloco não é executado e a execução do programa continua com o comando comando_apos_if .
Este tipo de código é bem legível por seres humanos — ele diz: "if a condição for true , execute o bloco de código A, else execute o bloco de código B" (se a condição for verdadeira, execute o bloco de código A, senão execute o bloco de código B).
A estrutura condicional if permite ao JavaScript executar um trecho de código somente se uma determinada condição for verdadeira. Nesse exemplo, a instrução console. log("Desconto liberado") será executada somente se o valor da variável preco for maior que 100.
O if significa "se" e é como usamos os operadores lógicos de uma linguagem. Ele condiciona um comando a uma condição qualquer, executando-o apenas se ela for verdadeira. Sua gramática é "if(condição){ faça isso }". Ou seja, chamamos o if, abrimos parênteses e dentro deles inserimos uma condição qualquer.
O comando IF serve para alterar o fluxo de execução de um programa em C baseado no valor, verdadeiro ou falso, de uma expressão lógica.
A idéia do comando if é verificar se uma dada condição é verdadeira ou falsa, por exemplo, se para uma determinada conta a utilização fosse somente para números menores que zero de uma lista de vários números, assim poderia ser utilizado o comando if para filtrar os números menores que zero.
else permite maior controle sobre o fluxo de código que o comando mais básico if, por permitir múltiplos testes serem agrupados juntos. Uma cláusula else (se presente) será executada se a condição do comando if resulta em false .
A condição else serve como um caminho alternativo do if. Ou seja, o else vai ser executado se a condição sendo verificada no if for falsa. Por exemplo, no código abaixo, se a condição do if for verdadeira, ele executa apenas a afirmação1, entretanto, se a condição for falsa, ele executa apenas a afirmação2.
A cláusula else é opcional. Se condição for verdadeira, o bloco que forma o destino de if será executado; caso contrário o bloco que forma o destino de else será executado.
No Arduino, a anatomia de um if em geral se parece com o seguinte: if ( [condição] ) { [consequência] }; No exemplo abaixo, a condição serve para identificar se a entrada do pino 2 está acionada – por exemplo, caso um botão conectado ao pino 2 esteja pressionado.
Uma boa prática é criar uma nova aba na interface IDE do Arduino para as funções. Para se criar uma função precisamos primeiramente declarar essa função. A palavra void na declaração da função significa que essa não retorna valores. A palavra "espera" na função acima é o nome que damos a essa função.
O comando for [e usado para repetir um bloco de código envolvido por chaves. Um contador de incremento é geralmente utilizado para terminar o loop. O comando for é útil para qualquer operação repetitiva, e é usado frequentemente com vetores para operar em coleções de dados ou pinos.
Para este tutorial você vai precisar de 1 Arduino Uno R3, 1 LED, 1 botão, 1 Resistor 10kΩ, 1 Protoboard, 1 Cabo USB - AB e Jumpers premium. Ou você pode utilizar os componentes do Kit Iniciante com Arduino Uno R3. Liga e desliga um LED conectado ao pino digital 13 quando pressionado um botao conectado ao pino 2.
Conecte a perna negativa do led, através de um jumper, na linha horizontal negativa da protoboard (é importante usar um resistor em série de 150 ohms entre o led e o jumper). Agora, conecte o início da linha negativa da protoboard na porta GND do Arduino e o início da linha positiva na porta de 5V.
Uma chave push-button funciona como um contato que abre e fecha, sendo assim, uma chave possui dois valores, 0 ou 1, aberto ou fechado. Conectando uma chave a uma porta do Arduino podemos ler o valor 0 ou 1 da chave e assim tomar uma ação, que no caso do nosso exemplo será acionar o LED.
digitalWrite(led,HIGH); //Botão pressionado, acende o led. digitalWrite(led,LOW); //Botão não pressionado, apaga o led. Com o programa na IDE do arduino, agora é só compilar e depois fazer o upload.