Sendo assim, o tratamento inicial consiste em melhorar a higiene anal, evitar que região fique úmida, remover substâncias e produtos que possam ser agressores, modificação da dieta e proteção da pele com pomadas à base de óxido de zinco, como o Hipoglós, ou vaselina.
Nos adultos os principais fatores agravantes da dermatite atópica são os chamados aeroalérgenos, como por exemplo ácaros, poeira, barata e epitélio de animais. As reações alérgicas são conhecidas como IgE mediadas e não IgE mediadas, e a piora da pele pode acontecer de 6 a 48 horas após a ingesta do alimento.
Pessoas atópicas são ainda mais susceptíveis a infecções bacterianas, virais e fúngicas pela diminuição de sua imunidade (defesa do organismo). Ela é resultado de uma reação hipersensível, como nas alergias, o que causa uma inflamação mais prolongada da pele.
Dermatite atópica O que fazer: Esta doença não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de pomadas e cremes corticoides e que estimulam a cicatrização e devem ser prescritos pelo dermatologista, como é o caso da betametasona ou da dexametasona, por exemplo.
Muitas pessoas acham que alergia é similar a imunidade baixa (imunodeficiência). Isso está longe de ser verdade. Na imunidade baixa uma agente agressor como vírus ou bactéria ataca o organismo e nossas defesas não respondem adequadamente, por falta de anticorpos ou alguma outra deficiência.
A coceira da dermatite atópica incomoda você tanto quanto a mim?...Seis dicas que podem ajudar a aliviar coceira da dermatite...
A dermatite atópica geralmente começa no bebê (em geral, com menos de 4 meses de vida). Na fase inicial (aguda), desenvolvem-se áreas vermelhas, exsudativas e crostosas e, às vezes, bolhas. Esta fase dura de um a dois meses.
Um ótimo tratamento caseiro para dermatite atópica consiste em colocar 1 xícara de farinha de aveia em 1 litro de fria e depois aplicar a mistura sobre a pele afetada por cerca de 15 minutos. Depois, deve-se lavar a pele com água morna e sabão neutro e secar sem esfregar a toalha na pele.
Já quando a dermatite aparece em outros locais do corpo, como o rosto, é sempre recomendado consultar o dermatologista porque, normalmente, é preciso usar uma pomada antifúngica, como Cetoconazol, ou uma pomada corticoide, como Desonida ou Hidrocortisona.
Além disso, o médico pode receitar cremes emolientes, como Mustela ou Uriage Emoliente, ou pomadas para dermatite alérgica, como Dexametasona, para ajudar a diminuir a irritação da pele e a vermelhidão, aliviando a coceira e o desconforto.
A dermatite de contato (ou eczema de contato) é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia.
O que fazer: o tratamento para dermatite de contato é feito através da eliminação do contato com agente que provoca a alergia no rosto, sendo que o dermatologista pode indicar remédios como anti-alérgicos e corticoides e pomadas com corticoide, como a betametasona, por exemplo.
Assim como você trata seu couro cabeludo, limpe suavemente a área afetada com um xampu anticaspa. Ele é projetado para matar fungos e contém ingredientes para acalmar a inflamação. Depois de lavar as sobrancelhas para se livrar de qualquer acúmulo, aplique um hidratante sobre as manchas secas ou escamosas.