O número atômico pode ser definido como o número de cargas positivas (prótons) existentes no núcleo dos átomos. O número atômico, simbolizado pela letra Z, corresponde à quantidade de prótons existentes no núcleo do átomo de determinado elemento químico.
Resposta: Número de massa, simbolizado pela letra A, é a soma do número de prótons e nêutrons contidos no núcleo de um átomo. Exemplo, o núcleo de um átomo de sódio contem 11 prótons e 12 neutrons, portanto, o seu número de massa é 23.
Elemento químico é o conjunto dos átomos com o mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons em seu núcleo. ... O número atômico é a quantidade de prótons que um átomo possui em seu núcleo.
Verificado por especialistas Isótopos são átomos que possuem a mesma quantidade de prótons no núcleo (mesmo número atômico), mas diferentes números de massa. Por exemplo: O cálcio apresenta-se de modo mais abundante como sendo 20Ca40, ou seja, ele possui 20 prótons e 20 nêutrons, totalizando 40 como número massa.
A eletrosfera faz referência à região externa do núcleo de um átomo na qual se localizam os elétrons (parte do átomo que apresenta carga negativa). Eles giram em torno do núcleo, que é composto por prótons (parte do átomo que apresenta carga positiva) e nêutrons.
A estrutura do átomo é formada pelo núcleo, que é constituído por duas partículas (prótons e nêutrons), e pela eletrosfera, que detém os elétrons. Os átomos são partículas infinitamente pequenas que constituem toda matéria no universo.
Z = p = e. Se o número de prótons ou elétrons é 53, o número atômico será 53. Se quiséssemos saber a massa (A), somaríamos o número de prótons(p) e neutrons(n).
Para descobrirmos o número atômico, é necessário que você tenha conhecimento de que o número de prótons é igual o número atômico. Assim, Z= 17. O número de massa será a soma do número de prótons + o número de nêutrons. Logo, ou seja, A=35.
O número de massa, representado por "A", corresponde à soma do número de prótons e do número de nêutrons do átomo, portanto, ao ser fornecido no enunciado que o número de prótons é 17 e os nêutrons são 18, temos que A= 17+18= 35.
Quando o átomo neutro do bromo (35Br80) recebe um elétron, transforma-se em um íon negativo monovalente, que possui, uma distribuição eletrônica em níveis de energia igual a: a) K=2, L=8, M=18, N=7.