A pleura é a serosa que envolve o pulmão e é constituída por dois folhetos, o parietal e o visceral, que são contínuos na região do hilo do pulmão. Ambos são formados por mesotélio e uma fina camada de tecido conjuntivo, que contém fibras colágenas e elásticas.
Pulmão: Lâmina 91 (H.E.)
A área respiratória é a maior parte das fossas nasais, sua mucosa é constituída por um epitélio pseudo-estratificado cilíndrico ciliado, com muitas células caliciformes. Esse tipo de epitélio reveste a maioria das vias aéreas, por isso freqüentemente é chamado de epitélio do tipo respiratório.
Anatomia. Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolo e alvéolos pulmonares. Os alvéolos totalizam-se em um total de 4 milhões e são estruturas saculares (semelhantes a sacos) que se formam no final de cada bronquíolo e têm em sua volta os chamados capilares pulmonares.
O pulmão direito é dividido em 3 partes, conhecidas como lobos. O pulmão esquerdo possui 2 lobos. O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo. Quando uma pessoa inspira, o ar entra pela boca ou nariz e chega até os pulmões através da traqueia.
Cada pulmão apresenta a forma de um cone irregular, medindo cerca de 25 cm de altura e 700 g de peso. O pulmão direito é maior e dividido por duas fissuras, formando 3 partes ou lobos: o superior, o médio e o inferior.
Alvéolos pulmonares são pequenas bolsas que constituem a menor unidade funcional do aparelho respiratório. Os alvéolos se localizam dentro dos pulmões, no fim dos bronquíolos, que por sua vez se originam das ramificações dos brônquios. Cada alvéolo recebe ramificações de um bronquíolo.
Os pulmões estão fixados ao pericárdio através de ligamentos pulmonares e à traqueia e coração por estruturas chamadas de hilo, compreende vasos pulmonares, vasos linfáticos, vasos brônquicos, brônquios principais e nervos que chegam e saem dos pulmões.
A unidade funcional dos pulmões são os alvéolos pulmonares que são pequenas bolsas, que ao serem encontradas de modo agrupado, recebem o nome de sacos alveolares, que se localizam no interior dos pulmões, ao fim dos bronquíolos e devido às suas ramificações que vemos um aspecto esponjoso.
Características. O pulmão é um órgão esponjoso que executa a respiração. Tem aproximadamente 25 cm de comprimento e 700 g de peso, situado na cavidade torácica. O pulmão direito é ligeiramente maior que o esquerdo e está dividido em três lóbulos; já o pulmão esquerdo tem apenas dois lóbulos.
O pulmão direito é um pouco maior que o esquerdo, pois apresenta três partes (lobos ou lóbulos), enquanto o esquerdo possui apenas duas. Essa diferença ocorre porque entre os dois pulmões existe o mediastino, um espaço interior do tórax onde se encontra o coração, que fica ligeiramente voltado para a esquerda.
Faces: o pulmão apresenta três faces: a) Face Costal (face lateral): é a face relativamente lisa e convexa, voltada para a superfície interna da cavidade torácica. b) Face Diafragmática (face inferior): é a face côncava que assenta sobre a cúpula diafragmática.
Os dois pulmões não são idênticos. O pulmão direito possui três lobos; inferior, superior e médio. Estes lobos se subdividem, emitindo 10 segmentos broncopulmonares, que são as unidades funcionais do tecido pulmonar. Os lobos pulmonares direitos são separados por duas fissuras; oblíqua e horizontal.
Vista anterior de um coração aberto. As artérias pulmonares são os vasos sanguíneos que, partindo do coração, em particular do ventrículo direito, alcançam os pulmões, penetrando no hilo pulmonar e se ramificando junto aos brônquios.
Sistema da artéria aorta Ela recebe o sangue oxigenado dos pulmões, que é bombeado pelo ventrículo esquerdo do coração.
O pulmão direito é maior que o esquerdo, sendo dividido em lobo superior, lobo médio e lobo inferior em virtude da presença de duas fissuras. O pulmão esquerdo, por sua vez, é formado por dois lobos, um superior e outro inferior, em virtude da presença de apenas uma fissura.
- Artérias: são vasos com parede espessa e resistente que saem do coração e levam o sangue para outras partes do corpo. As artérias pulmonares transportam o sangue venoso (com gás carbônico) do coração para os pulmões e a aorta envia o sangue arterial, rico em gás oxigênio, do coração para os tecidos do corpo humano.
c) Qual dos vasos, identificados por I, II, III e IV, leva sangue do coração para os pulmões? Como dito da alternativa anterior, a artéria Pulmonar é o vaso que leva o sangue rico em gás carbônico do coração para os pulmões.
Você sente a pulsação sanguínea vindo do coração através das artérias. O fato de você só sentir em determinados locais é que as veias são mais superficiais e as artérias estão mais profundas. Por isso, somente em locais em que as artérias estão mais próximas da pele que você sente essa pulsação.
Existem três tipos principais de vasos que fazem a circulação do sangue: veias, artérias e capilares. O sangue arterial, com oxigênio e nutrientes, é levado do coração para os tecidos do corpo e o sangue venoso, com gás carbônico e outros resíduos, vão do corpo para os pulmões.
O sangue rico em gás oxigênio (sangue arterial) chega ao coração pelo Átrio Esquerdo, que manda esse sangue ao ventrículo esquerdo, que o bombeia ao resto do corpo, onde o oxigênio será usado.