ERITEMA INFECCIOSO OU QUINTA DOENÇA OU MEGALERITEMA EPIDÊMICO. Denomina-se quinta doença porque foi a última de 5 doenças descritas que exibem exantemas parecidos. As outras 4 são rubéola, sarampo, escarlatina e doença de Filatov- Dukes.
A roseola é uma infecção viral habitualmente benigna, manifestada principalmente por exantema (manchas na pele) que aparecem apos alguns dias de febre. Nao há vacina para esta doença. Ja o sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, cursa com febre, sintomas respiratorios, conjuntivite e manchas no corpo.
Surgimento de manchas na pele, de cor avermelhada ou rósea, principalmente no tronco, pescoço e braços, que duram cerca de 2 a 5 dias e desaparecem sem descamar ou alterar a cor.
Erupções cutâneas, ou manchas avermelhadas ao longo da pele quando a febre desce. Normalmente elas são planas, mas também podem ser elevadas. Elas podem durar apenas algumas horas ou dias, dependendo do caso, e geralmente surgem primeiro nas costas, peito e abdômen, podendo ou não aparecer no rosto e pernas.
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.
A poliomielite pode provocar paralisia pois a inflamação causada leva a compressão do tecido nervoso, além do dano que o vírus gera no seu ciclo reprodutivo. A poliomielite é uma inflamação ou infecção nos tecidos nervosos, para ser mais específico, dos tecidos nervosos cinzas, que são as regiões dos corpos celulares.
10. Quem teve paralisia infantil pode ter filhos? Sim, quem teve paralisia infantil pode ter uma vida normal, mas respeitando suas limitações.
A doença pode ser mortal, se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição. A poliomielite foi praticamente erradicada nas áreas desenvolvidas do mundo com a vacinação sistemática das crianças, mas o vírus ainda está ativo em alguns países da África e da Ásia.
Os sintomas mais frequentes são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores.
e b) vacina de poliomielite VIP (aos 2 e 4 meses) e uma dose da VOP (aos 6 meses), com intervalo de 60 dias entre as doses e mínimo de 30 dias. É realizado doses de reforço com a VOP aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Cada dose da vacina corresponde a duas gotas.
Como é feito o diagnóstico da poliomielite? O diagnóstico da poliomielite deve ser suspeitado sempre que houver paralisia flácida de surgimento agudo com diminuição ou abolição de reflexos tendinosos em menores de 15 anos. Os exames de liquor (cultura) e a eletromiografia são recursos diagnósticos importantes.
B91 - Seqüelas de poliomielite - iClinic.
Sequelas da poliomielite
A80 - Poliomielite aguda