Além do Rio Nilo, há outros rios importantes para a África são o Congo e o Zambézia. Menos extensos, mas igualmente relevante, são o Senegal, o Orange, o Limpopo e o Zaire não podemos esquecer do rio vitória nome dado em homenagem a rainha da Inglaterra na época.
Nilo
bacia do rio Congo
O continente africano apresenta uma grande diversidade de vegetação. Veja abaixo os principais tipos e suas características.
Distinguem-se na África os climas equatorial, tropical, desértico e mediterrâneo. As médias térmicas mantêm-se elevadas durante o ano todo, exceto nos extremos norte e sul e nos picos das montanhas mais altas. O clima equatorial, quente e úmido o ano todo, abrange parte da região Centro-Oeste do continente.
As fronteiras na África foram determinadas entre os séculos 15 e 16, com a colonização européia. ... Os colonizadores vieram de diversos países - França, Portugal, Alemanha, Bélgica, só para citar alguns europeus. O primeiro momento de colonização do continente ocorreu entre 1880 e 1910 (veja o mapa abaixo).
O neocolonialismo foi uma política expansionista adotada pelas potências europeias que surgiu durante o início do século XX, onde os países europeus mantiveram domínios na África e na Ásia, extraindo a matérias-primas e utilizando a mão de obra barata dos países explorados.
Com isso, obrigou-se as grandes potências a buscarem uma expansão do mercado e matéria-prima barata. Foi nesse contexto, que países europeus buscaram explorar a região africana e asiática, aqui nasce o neocolonialismo. ... Além disso, buscava metais preciosos e manter a balança comercial favorável para os países europeus.
O neocolonialismo, ou imperialismo, foi o processo de colonização e ocupação da África e da Ásia por grandes potências europeias, que se iniciou na segunda metade do século XIX e continuou até meados do século XX.
Os motivos do neocolonialismo durante o século XIX foram os mais variados. Basicamente, relacionam-se ao desenvolvimento econômico europeu na difusão da Revolução Industrial. A necessidade de mercados é uma constante na economia capitalista, tanto para o consumidor quanto para o fornecedor de produtos.
As causas do Imperialismo foram o crescimento produtivo desordenado e incapaz de ser suprido pelos mercados internos das grandes potências, o na prática gerava um crescimento insustentável a médio e longo prazo.
Explicação: Outras guerras e conflitos foram frutos do neocolonialismo. Entre elas, podemos inclusive destacar a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Por fim, percebemos que a solução obtida pelas nações industriais frente à questão de sua superprodução econômica teve conseqüências desastrosas.
Pode-se afirmar que a Primeira Guerra foi produto de tensões que se formaram na Europa a partir da segunda metade do século XIX. Nesse período a propagação do nacionalismo e do imperialismo, provocou a formação dos Estados Nacionalistas por meio de processos como a Unificação Alemã e a Unificada italiana.
Resposta. Explicação: o globo terrestre esta representado como um refeição, a imagem é relacionada com o imperialismo pois foi nesse período que as etnias lutavam pela divisão de terras repartindo os continentes.
Qual das alternativas abaixo apresenta uma das principais causas da Primeira Guerra Mundial? A - A influência dos Estados Unidos na política econômica europeia no início do século XX. B - O descontentamento da Itália e Alemanha com a divisão de territórios na África e Ásia no processo de Neocolonialismo (século XIX).