Sob a influência da gravidade, o tecido ósseo sofre maior ou menor deformação de acordo com a intensidade das atividades da vida diária. Sabe-se que as atividades que resultam em impacto são as que mais estimulam a osteogênese e assim reduzem a perda de massa óssea.
No tecido ósseo, o PTH atua nos osteoblastos promovendo a síntese e secreção de um ativador local de osteoclastos, aumentando a atividade osteoclástica. Esta ação aumenta a reabsorção óssea.
Eles estão inteiramente interligados pois: os hormônios paratormônio e calcitonina atuam no metabolismo do íon cálcio sendo importante no controle plasmático deste íon, ou seja, são responsáveis em manter o nível de cálcio plasmático dentro do normal sabendo que, 99% do cálcio presente no nosso corpo se encontra .../span>
Alguns dos sinais e sintomas mais comuns em casos de hiperparatireoidismo são:
O diagnóstico de hiperparatireoidismo é feito por meio de constatação de elevação simultânea dos níveis circulantes de cálcio e PTH intacto em um paciente com função renal normal. Diagnosticado o hiperparatireoidismo, deve ser realizada avaliação complementar de complicações em órgãos-alvo.
Como é feito o tratamento O magnésio ajuda a estimular a produção do PTH e, por isso, pode ser útil, especialmente quando seus níveis também estão baixos. Outros remédios, como diuréticos tiazídicos ou reposição de PTH recombinante podem ser orientados pelo endocrinologista, a depender de cada caso.
Pacientes com hipercalcemia podem apresentar sintomas como:
A osteoporose é uma condição de enfraquecimento dos ossos causado por problemas na produção de hormônios, baixa exposição à luz solar, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, doenças reumatológicas e até histórico familiar. O enfraquecimento dá-se pela falta de complexos minerais nos ossos./span>