Uma entidade de classe é então um coletivo de pessoas de uma mesma categoria profissional, unidas em torno da luta por direitos e defesa dos interesses de uma categoria.
Os órgãos de classe se constituem como entidades de amparo no sentido de promover uma representação/regulação/congregação/atuação político-institucional, acadêmico-científica e profissional de determinadas categorias institucionais.
O Conselho de Classe, como o Conselho Regional de Biblioteconomia, é o órgão representativo da classe profissional atuante no Estado e tem por finalidade fiscalizar o exercício da profissão e entre outras atividades, auxilia na promoção/ divulgação da profissão.
Os conselhos de classe têm receita bilionária e as anuidades dos inscritos representam a maior fonte de arrecadação. Atualmente existem 29 conselhos no país, que reúnem advogados, médicos, engenheiros, músicos, corretores de imóveis, entre outros profissionais.
Os Conselhos de classes profissionais são organizações criadas com a finalidade de regulamentar as profissões que representam. Por exemplo, o Conselho Federal de Administração (CFA) é o órgão que define as regras para o exercício da profissão de administrador.
Quais profissões possuem Conselhos?
Instâncias colegiadas >> Conselho de classe É o momento em que professores, equipe pedagógica e direção se reúnem para discutir, avaliar as ações educacionais e indicar alternativas que busquem garantir a efetivação do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
Seu grande objetivo é promover o bem-estar e a eficácia de toda a comunidade escolar, a fim de melhorar o aprendizado dos alunos por meio do desenvolvimento, da revisão e da avaliação dos programas de melhoria e orçamentos escolares.
O conselho de classe consiste em uma reunião realizada regularmente — a cada bimestre, trimestre ou semestre, por exemplo — entre os professores, os coordenadores pedagógicos e os diretores da escola.
Esse conselho é responsável pelo processo coletivo de acompanhamento e avaliação do ensino – aprendizagem dos estudantes, possibilitando a inter-relação entre profissionais e alunos, entre turnos, entre séries e turmas, além de favorecer a integração e sequência dos conteúdos curriculares de cada série/classe.
O modelo eficiente deve contemplar como já foi dito anteriormente as seguintes questões a serem discutidas no Conselho de Classe:
A ata do Conselho de Classe é o instrumento de registro das análises do diagnóstico das condições de aprendizagens dos estudantes, bem como, das proposições de intervenções que favoreçam as aprendizagens, discutidas no Conselho de Classe a cada bimestre.
“Art. 30 - O Conselho de Classe é um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, com atuação restrita a cada classe, tendo por objetivo avaliar o processo ensino- aprendizagem na relação professor-aluno e os procedimentos adequados a cada caso.
2º da LDB (9394/96) afirma que a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
1971
3 - Não levantar material prévio sobre as classes O conselho marca o final das avaliações em um período. Não é possível fazer uma análise completa da situação e levantar formas de como melhorar o ensino e a aprendizagem olhando apenas para uma lista de resultados pontuais.
no conselho escolar vc fala do desempenho de cada sala, agora no conselho de classe vc fala do desempenho de cada aluno.
Quem faz parte do Conselho de Classe/Série? O Conselho é presidido pelo Diretor e integrado pelos Professores da mesma classe (Conselho de Classe) e pelos Professores de igual série, (Conselho de Série). De acordo com as Normas Regimentais, alunos também devem participar dos Conselhos.
Veja uma lista com sete dicas e práticas que auxiliarão você a realizar uma reunião pedagógica e obter resultados satisfatórios.
- Antecipar temas e informações que ajudem os professores a se prepararem para o encontro; - Elencar com a equipe docente e gestora conhecimentos, habilidades e conteúdos que não puderam ser trabalhados no ano passado; - Estabelecer combinados com a equipe para as reuniões online.
A seguir, confira algumas dicas para melhorar a recepção dos docentes e dos estudantes na volta as aulas:
Por isso, antes da primeira reunião pedagógica do ano letivo, é interessante pedir a opinião dos professores sobre o que precisa ser discutido na ocasião. Uma sugestão é criar questionários, que podem ser on-line ou não, perguntando quais as deficiências, demandas e propostas de melhorias.
Os temas a serem tratados. Entre eles devem estar o programa do ano ou pelo menos do primeiro bimestre, as normas da escola, o material escolar a ser providenciado (e, se possível, dicas de lugares que tenham preços mais baixos), qual o sistema de avaliação, os horários e a importância das tarefas de casa.
6 pontos importantes sobre a primeira reunião com os pais
Como escrever os bilhetes para pais: