O que é Teísmo: O teísmo suporta a ideia da existência de um (monoteísmo) ou vários deuses (politeísmo), portanto não é considerado um tipo de religião. ... Desta forma, os teístas são formados tanto por cristãos (monoteístas), pois acreditam em apenas um único Deus; e por hindus (politeístas), que creem em vários deuses.
Significado de Ateísta adjetivo Ateu; adepto do ateísmo; que nega veementemente a existência de Deus ou de quaisquer divindades.
Com exceção dos panteístas— que acreditam que a natureza e Deus são uma e a mesma coisa — teístas contrapõem-se à ideia de que a natureza é tudo que existe. Eles acreditam em um ou mais deuses transcendentes ao natural, geralmente criador(es) da natureza.
O politeísmo é a crença de vários Deuses como, por exemplo a mitologia grega que tem o deus do mar, sendo ele Poseidon , a mãe Terra e seu filho o céu, Deus do inferno Hades e etc. Já o monoteísmo é a crença de apenas um Deus. Como por exemplo: o espiritismo e o cristianismo.
Crença em vários deuses. Muitas religiões, principalmente as da antiguidade, eram politeístas. Podemos citar como exemplo a religião do Egito Antigo, Grécia Antiga e Roma Antiga. Os deuses destas religiões costumam assumir diversas funções, muitos deles com forças relacionadas à natureza.
No antigo Egito, Grécia e Roma, a crença religiosa baseava-se na existência de mais de um deus, normalmente ligados às forças da natureza. As divindades são antropomórficas e imortais. Essa crença em mais de um deus, recebe o nome de politeísmo, do grego polis = muitos, Théos = deus.
As três principais religiões monoteístas, ou seja, crença na existência de um único Deus, surgiram no Oriente Médio: O Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo. A religião com maior número de seguidores é o Islamismo (90% da população).
O respeito à diversidade no ambiente escolar facilita o trabalho em grupo, evita sofrimento e constrangimento, melhorando o ambiente. Além disso, facilita o trabalho dos educadores e pais, abrindo portas para um aprendizado maior e melhor, derrubando barreiras desnecessárias.
Uma festividade religiosa é um momento de especial importância, marcado por adeptos dessa religião. Os festivais religiosos são comumente celebrados em ciclos recorrentes em um ano civil ou calendário lunar.
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
São festas que acontecem ao longo do ano e que evidenciam a devoção do povo, dotado de uma cultura de raiz folclórica ligada aos negros e portugueses e de forte tradição religiosa. ...
Confira algumas das festas religiosas que acontecem no Brasil
São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.
É uma forma de ação de um coletivo de pessoas em favor de uma causa, diferente de protestos que são apenas contra uma causa.
Pós-redemocratização (1985-)
Manifestação é um ato coletivo em que os cidadãos se reúnem publicamente para expressar uma opinião pública. ... Em muitos países, manifestações populares de protesto são muitas vezes tratadas pelos governos como atos de perturbação da ordem pública eventualmente associadas a terrorismo.
Tipos de manifestação