Esse remédio precisa chegar rapidamente até o pulmão — e a melhor maneira de fazer isso é por meio da inalação do vapor (por meio da nebulização) ou pela bombinha de asma (por meio de aerossol dosimetrado). A inalação é feita com nebulizador. Esse aparelho transforma o medicamento em vapor que é rapidamente inalado.
A nebulização em bebês é um procedimento indicado quando ele apresenta chiado no peito, tosse, congestionamento nasal e dificuldades respiratórias. O procedimento pode ser feito em casa ou em um lugar especializado, como postos de saúde ou hospitais.
Inalação: Como convencer o bebê a fazer inalação?
É preciso evitar que o bebê engula esse catarro. Para isso, quando o bebê tossir, você deve ajudá-lo a colocar o catarro para fora. Você pode fazer isso enrolando uma gaze esterilizada no dedo indicador e passando-a dentro da boca do bebê com muito cuidado. Assim, o catarro vai grudar na gaze e será mais fácil limpar.
O muco branco nas fezes, se combinado com dor abdominal, diarreia e intestino preso, pode ser um indicativo de que o paciente possui intolerância alimentar, como a intolerância à lactose, além de outras condições como a síndrome do intestino irritável, a gastroenterite e a doença de crohn, por exemplo.