A separação silábica da palavra "lagoa" é: la-go-a.
SEPARAR EM SÍLABAS
Ci-ú-me.
Curioso: c*-ri-o-so. Véu: não há separação. Saudade: sau-da-de. Rainha: ra-i-nha.
Resposta. Dei-Xou e Cai-Xa. Cada silaba deve ter ao menos uma vogal.
Pronúncia da palavra gratuito A palavra gratuito é uma palavra trissilábica, formada pelo ditongo ui na segunda sílaba: gra-tui-to. Esse ditongo é por vezes erradamente pronunciado separado, como um hiato. Contudo, sendo um ditongo, permanece unido na mesma sílaba, sendo a vogal u a vogal tônica.
A divisão silábica correta é ra. i. nha.
Aranha é Uma Palavra Com 3 Sílabas e 6 Letras.
SEPARAR EM SÍLABAS
Exemplos: Pa-ra-guai, i-guais, quais, U-ru-guai (uai = [u] e [i] são semivogal e [a] é vogal). Para ser classificado um tritongo a união da vogal com as semivogais deve estar na mesma sílaba.
saúde (sa-ú-de)
A pronúncia culta de “gratuito” é gratúito, com a tônica no u do ditongo ui. Sem discussão. Quem quiser ser visto como uma pessoa que se esmera em falar corretamente, seguindo a ortoépia, a pronúncia recomendada pelos sábios, não pode ter um segundo de dúvida quanto a isso.
Significado de Gratuito adjetivo Que não se precisa pagar; que é de graça; grátis: entrada gratuita. Sem razão aparente; que não precisa de justificação; desprovido de fundamento: xingamento gratuito.
Grátis é advérbio e, por isso, deve modificar basicamente verbos. Grátis corresponde a "gratuitamente, de graça". Portanto basta pensar que, se for possível usar de graça ou gratuitamente, será possível usar grátis: Estacione gratuitamente/Estacione de graça/Estacione grátis.
A palavra gratuito é uma palavra trissilábica, formada pelo ditongo ui na segunda sílaba: gra-tui-to. ... ... Não existe nenhuma possibilidade de acentuação, visto que, gramaticalmente, a vogal tônica " u " ou " i " somente será acentuada, quando estiver sozinha na sílaba, formando hiato com a vogal anterior.
Por que ruim se pronuncia "ruím"? A separação silábica de ruim é ru-im. Ruim é um dissílabo oxítono formado pela sílaba ru e pela sílaba im (ru-IM). O encontro vocálico presente na palavra é um hiato, ocorrendo a separação das duas vogais em sílabas distintas.
Assim, deve pronunciar-se com tónica em ¦kó¦ (paroxítona: terminação e). Para se pronunciar *¦récorde¦ (proparoxítona) teria de ser acentuada, segundo as bases das regras ortográficas que vigoram nos nossos dois países (e as que vigorarão no novo acordo).