Ou seja, para jejuar é preciso ter um propósito. A forma mais certa de como jejuar corretamente é consagrar o seu tempo a Deus. Usando para meditar na bíblia e para orar. Isso é um jejum acompanhado com uma consagração.
“Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas. Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho encontraram na minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que passaram as três semanas inteiras” (Dn 10:2-3). O Jejum de Daniel está mencionado na bíblia, no livro que leva o nome do profeta.
Todos os anos a Igreja, principalmente na quaresma, recorda e orienta os fiéis a realizarem as práticas penitenciais – oração, jejum e esmola –, que alimentam, educam e enviam o fiel a uma vida mais unida a Deus. A prática da oração faz a pessoa se unir mais ao Senhor.
O nome “Quaresma” vem do latim “quadragesima dies”, que significa “quadragésimo dia”, o último de quarenta dias e a época de quarenta dias desde a Quarta-feira de Cinzas até o meio-dia do Sábado Santo. Assim o jejum e o tempo quaresmal têm início na Quarta-feira de Cinzas. ...
40 dias
"Senhor e Mestre de minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, ... e concede a mim, teu servo, um espírito de integridade, de humildade, de paciência e de amor.
Esmola é uma pequena quantia de dinheiro dada a um pedinte por caridade. ... Para a Igreja Católica é um dos três atos de caridade, igualando-se à fé e oração. Também é considerada como um ato de penitência, a ser praticado especialmente em alguns tempos, como Quaresma e Advento.