No cálculo da mediana devemos: - Colocar os valores da amostra em ordem crescente ou decrescente; - Se a quantidade de valores da amostra for ímpar, a mediana é o valor central; - Se for par, tira-se a média dos valores centrais para calcular a mediana.
A dispersão relstiva é medida pelo coeficiente de variação, igual ao desvio padrão dividido pela média. A dispersão relativa é igual para ambos os conjuntos.
CV = s / X * 100 O coeficiente de variação indica através de análise qual é a dispersão em termos relativos, por isso, o resultado é sempre determinado em %.
Divida o desvio padrão pela média: em uma terceira célula vazia, digite “=”, sem aspas, e clique na célula que contém o desvio padrão. Digite “/”, sem aspas e clique na célula que contém a média. Pressione a tecla “Enter” para ver o coeficiente de variação.
O coeficiente de variação de Pearson é o Desvio Padrão, dividido pela média aritmética e multiplicado por 100 para dar porcentagem.
Tem-se que o coeficiente de forma é encontrado a partir de tabelas, gráficos, etc, geralmente construídos a partir de dados experimentais levantados para cada tipo de singularidade.