1898 - A Bolívia enviou uma missão de ocupação para o Acre causando, em 1º de maio de 1899, uma revolta armada dos colonos brasileiros, que receberam o apoio do governo do Estado do Amazonas. Derrotados, os bolivianos foram forçados a abandonar a região.
Economicamente, a principal atividade produtiva do Meio-Norte é a agricultura, principalmente por meio do avanço das plantações de soja. Algodão, milho e arroz também são importantes produtos da produção agrícola da região. O Estado do Maranhão também se destaca no setor da pecuária, com a criação de bois.
As principais atividades econômicas desenvolvidas no Meio-Norte são o extrativismo mineral e vegetal, agricultura comercial, pecuária extensiva, turismo e serviços.
Meio-norte – é uma faixa de transição entre a Amazônia e o sertão semiárido do Nordeste, é composta pelos estados do Maranhão e oeste do Piauí. A vegetação natural dessa área é a mata de cocais, carnaúbas e babaçus, em sua maioria. Apresenta índices pluviométricos maiores a oeste.
A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O meio-norte corresponde à faixa de transição entre o sertão semiárido do Nordeste e a região Amazônica, inclui os estados do Maranhão e oeste do Piauí.
A economia baseia-se na produção agrícola, com o cultivo predominantemente de palmito, extraído do babaçu, árvores das quais se extrai também as sementes para a produção de óleos utilizados em cosméticos e aparelhos. A agricultura é orientada principalmente para a produção de algodão, cultivo de cana-de-açúcar e arroz.
O Meio-norte é a região de transição entre o sertão semiárido e a Amazônia. As principais atividades econômicas desenvolvidas na região são o extrativismo vegetal e a agricultura. O Sertão nordestino, que é a região entre o Meio-norte e o Agreste, apresenta clima semiárido e a Caatinga como vegetação.