São Caetano do Sul
As regiões Norte e Nordeste ainda têm os menores IDHM do país, com 0,667 e 0,663, respectivamente. ... Essa diferença de ritmo de crescimento fez com que a desigualdade entre as regiões, considerando somente o IDHM, fosse mantida entre 1991 e 2000 e tivesse uma redução acentuada na década seguinte.
As belezas naturais e históricas da Região Nordeste atraem milhões de turistas, as cidades que recebem mais visitantes são: Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Maceió (AL). O Nordeste brasileiro é a Região que possui o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país: 0,608.
Entre as 21 cidades com o maior IDH do País (acima de 0,855), 12 estão na Região Sul: Florianópolis (SC, a capital de Estado com maior IDH, 4ª no ranking), Bento Gonçalves (RS, 6ª), Balneário Camboriú (SC, 7ª), Joaçaba (SC, 8ª), Porto Alegre (RS, 9ª), Carlos Barbosa (RS, 11ª), Caxias do Sul (RS, 12ª), Joinville (SC, ...
1.
A Região Nordeste do Brasil apresenta diversas configurações quanto aos aspectos naturais dos principais elementos da natureza tais como relevo, vegetação, clima, hidrografia, devido a essas variações essa região foi regionalizada ou dividida em sub-regiões, são elas zona da mata, meio-norte, agreste e sertão.
A região Nordeste do Brasil mantém, em termos médios, problemas sociais históricos: defasagem e pouca diversificação da agricultura e indústria, grandes latifundiários, concentração de renda, agravados no sertão nordestino pelo fenômeno natural de secas constantes (ver: Polígono das secas).
Um dos principais problemas do Nordeste é a desigualdade socioeconômica, motivada pela distribuição de renda desigual. Outros agravantes são as altas taxas de mortalidade infantil e o reduzido serviço de saneamento ambiental.
A cidade de Petrolina, Sertão de Pernambuco, foi classificada como a melhor cidade do Nordeste. Estando a frente até mesmo da Capital Recife e de outras capitais da Região.