Faziam fogueiras para dançar, ensaiavam peças para o casório da noiva e do noivo ( que era uma honra para quem era escolhido o melhor casal ) tinha o padre, o sacristão, o juiz de paz, o delegado, o coronel, e dono da fazenda onde acontecia o casório com o sotaque bem caipira.
Antigamente as comemorações aconteciam com mais frequência nas praças e salões das igrejas, claro que isso ainda é tradição. Porém, atualmente, é uma festa da qual participam pessoas de todas as crenças, e são realizadas em espaços variados, como: salões de festa, galpões, estacionamento de shopping, entre outros.
Corria o ano de 1969 e a turma da quarta série ginasial do antigo Colégio Estadual de Fernandópolis, hoje “Afonso Cáfaro”, resolveu organizar uma grande festa junina no pátio da escola. ... Local para fazer a festa não era problema, pois além do pátio da escola onde havia um mini palco, havia ainda a quadra de esportes.
ANTIGAMENTE AS FESTAS JUNINAS ACONTECIAM COM MAIS FREQUÊNCIA NA ZONA RURAL, MAS COM O PASSAR DO TEMPO FOI “ADOTADA” PELA ZONA URBANA, ONDE FAZ MUITO SUCESSO. FAÇA UM BELO COLORIDO NA IMAGEM ONDE MOSTRA O LOCAL QUE ERA MAIS FREQUENTE A REALIZAÇÃO DAS FESTAS JUNINAS.
Origem pré-cristã Embora as festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio no dia 13 de junho, São João Batista no dia 24 de junho e São Pedro no dia 29 de junho, sua origem remonta às celebrações pagãs que aconteciam no solstício de verão no hemisfério norte.
Para os católicos, a fogueira é símbolo de um acordo entre as primas Maria e Isabel. Numa tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora (Maria) e aproveitou para contar-lhe que, em breve, iria nascer seu filho. Ele se chamaria João Batista.
No mês de junho, as bandeirinhas coloridas invadem a cidade, anunciando a chegada das festas juninas. Um dos elementos mais famosos da comemoração é a fogueira, popular nas festas do interior.
O Nascimento de João Batista (ou Dia de São João ou Nascimento do Precursor ) é uma festa cristã celebrando o nascimento de João Batista, um profeta que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo e o batizou. Esta festa é amplamente comemorada no mundo cristão no dia 24 de junho e é uma das festas juninas.
Origem do Dia de São João e da Festa Junina O Dia de São João é celebrado em 24 de junho por ser a data tradicionalmente atribuída ao nascimento de João Batista.
A preparação para o espetáculo deste ano foi paralisada, mas quadrilheiros mantêm acesa a chama da tradição. Junto com os arraiais, as quadrilhas são o maior símbolo dos festejos juninos e representam toda a alegria do forró e do São João, mas em 2020 a festa não vai ter apresentação das quadrilhas.
Aprenda oração do padroeiro da amizade. Nasceu em 24 de junho, por isso em junho celebramos o “mês de São João”, e foi martirizado em 29 de agosto. ... É o único santo que tem essas duas datas, de nascimento e morte, evocadas pelos cristãos.
De acordo com a historiadora, as comemorações juninas remontam ao século XII e têm origem nas festas pagãs. "Esses povos da antiguidade já acreditavam que a celebração à deusa Juno, que era considerada a protetora do casamento, do parto e da mulher, proporcionaria fartas colheitas", esclarece.
A fogueira, característica das festas de São João, tem seu fundamento na história do nascimento de João Batista. A fogueira era um sinal de Santa Isabel, mãe de São João, para Maria, mãe de Jesus.