Até a sua morte Maomé havia conquistado toda a Península Arábica, e os quatro califas que o sucederam expandiram o território do império para a Pérsia, Mesopotâmia, Palestina, Síria e Egito.
Diferenças entre Sunitas e Xiitas Os sunitas (cerca de 90% dos muçulmanos) acreditam que o califa (chefe de Estado e sucessor de Maomé) deveria ser eleito pelos próprios muçulmanos. Já para os xiitas, o profeta e sucessor legítimo deveria ser Ali (601-661), genro de Maomé, que por fim, foi assassinado.
Cinco pilares do islamismo
Imediatamente após a morte de Maomé, muitas tribos abandonaram o Islão, tendo algumas regressado ao politeísmo. Isso deu origem ás chamadas "guerras da apostasia" guerras Ridda), que duraram ainda cerca de um ano, com o resultado da reconversão total dos rebeldes.
8 de junho de 632 d.C.
Medina, Arábia Saudita
Após a morte de Maomé, seus sucessores, denominados califas, continuaram a expansão iniciada por seu líder. Ao longo do tempo, diversas dinastias se sucederam no comando do califado. O modelo de governo adotado era teocrático, ou seja, os líderes políticos (califas) governavam de acordo com os dogmas do islã.
Normalmente pagavam um tributo aos senhores das cidades, mas eram homens livres, não sujeitos a dependências senhoriais como acontecia então nos reinos cristãos. Os principais mercados funcionavam nas cidades e vilas e eram o local onde a população rural vendia os seu bens.
Em árabe, a palavra significa "esforço" ou "luta". No islã, isso pode significar a luta interna de um indivíduo contra instintos básicos, o esforço para construir uma boa sociedade muçulmana ou uma guerra pela fé contra os infiéis.
Segundo a tradição islamita, Ka'bah é o único local da Terra tocado pelas forças celestes. Foi também em Meca que nasceu e está enterrado Maomé (570-652), fundador da religião islâmica. Situada na Arábia Saudita, a cidade já era ponto de parada de caravanas e centro comercial muito antes do nascimento do profeta.
Meca é uma cidade sagrada de suma importância para os muçulmanos pois é onde nasceu e está enterrado o Maomé, fundador do Islamismo. ... Meca é uma cidade do oeste da Arábia Saudita, considerada uma das terras sagradas, uma vez que os registros históricos relatam o nascimento de Maomé em suas terras.
Antes do surgimento do Islamismo os árabes eram politeístas, e a principal cidade dos islamitas é Meca, além de ser um grande centro comercial, por causa das feiras ali presentes. É o lugar onde se encontra o templo Caaba. Dentro dele estava guardada a venerada Pedra Negra, que nada mais era que um meteorito.
Meca
A proibição se deve ao fato de que as autoridades religiosas consideram Meca e Medina cidades estritamente voltadas para a oração e peregrinação religiosa. Isso, segundo eles, não condiz com o turismo e empreendimentos que possam distrair os peregrinos.
Quatro Cidades Sagradas é um termo colectivo usado na tradição judaica para designar as cidades de Jerusalém, Hebrom, Tiberíades e Safed: "Desde o século XVI a santidade da Palestina, especialmente para enterramentos, foi quase totalmente transferida para as quatro cidades — Jerusalém, Hebrom, Tiberíades e Safed."
Meca
centro de Najaf, a cidade
Cidade santa ou sagrada são termos aplicados a cidades fundamentais para a história ou a fé de religiões específicas.
Medina é uma das mais importantes cidades no Islamismo, e seus arredores são proibidos para visitações de não muçulmanos. Meca, a cidade mais sagrada do Islã e local da peregrinação anual conhecida como Hajj, também não permite a presença de pessoas que não sejam seguidores da fé islâmica.
Grande Mesquita de Meca, também chamada de Mesquita Sagrada (em árabe: المسجد الحرام; romaniz.: Al-Masjid al-Ḥarām, IPA: [ʔælˈmæsdʒɪd ælħɑˈrɑːm]) ou Mesquita Alharam, é uma mesquita considerada o maior centro de peregrinação do mundo, localizada na cidade de Meca, na Arábia Saudita, é o lugar mais sagrado do Islamismo.
Medina
A Arábia Saudita, país localizado no continente asiático, detém uma população de maioria islâmica e recebe milhões de peregrinos nas cidades sagradas de Meca e Medina.
Várias esculturas e pinturas foram feitas dentro da Caaba. Sabe-se que uma estátua de Hubal (o principal ídolo de Meca) e estátuas de outras divindades pagãs foram colocadas dentro ou ao redor da Caaba. Havia pinturas de ídolos decorando as paredes.
Ásia